Benefícios do exercício para a saúde

Fazer atividade física pode ser um fator de proteção contra diversas doenças. Não importa se a modalidade escolhida é de baixo ou de alto impacto, o fundamental, segundo os especialistas, é escolher o que mais lhe dá prazer e manter uma frequência de três a cinco vezes por semana.

Está comprovado que, além de prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes, as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, o exercício regular também desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. Isso sem contar que atividades como caminhadas, lutas, danças, natação, hidroginástica, entre outras práticas esportivas, melhoram o condicionamento físico, auxiliam no controle de peso, aliviam o estresse e até melhoram a qualidade do sono.


O quanto você está ativo?

Atenção para o alerta: se você pratica menos de dez minutos diários de qualquer tipo de atividade física, você pode ser considerado sedentário. Mas você pode reverter isso se incluir, aos poucos, alguns exercícios na sua rotina. Descer do ônibus um ponto antes, deixar o carro mais distante do destino e sair para almoçar a pé já são exemplos de como você pode iniciar a atividade física no seu dia a dia. Parece uma meta fácil de atingir?

O International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) desenvolveu um método para classificar níveis populacionais de acordo com a quantidade (minutos) de atividade física realizada por semana.

Sedentário

Não acumula 10 minutos diários de atividade física

Pouco Ativo

Não cumpre as recomendações gerais de pelo menos 30 minutos diários de alguma atividade física

Ativo

Realiza pelo menos 150 minutos de atividade física semanais (três vezes na semana com duração de uma hora ou cinco vezes na semana com duração de 30 minutos)

Muito Ativo

Acumula pelo menos 180 minutos de atividade física por semana em pelo menos cinco dias — cinco vezes de uma hora (intenso) ou três vezes intenso e mais dois moderados (como hidroginástica, caminhada, bike, aulas de alongamento, ioga ou pilates)

Mudanças de hábitos


É importante tomar a atitude de incluir em sua rotina pelo menos dez minutos de atividade física para vencer o sedentarismo. Se tal hábito já faz parte da sua rotina, procure aumentar a duração da sessão ou a frequência na semana. Vale ressaltar que esses dez minutos de atividade física estão relacionados à superação do sedentarismo, e não exatamente ao emagrecimento ou fortalecimento muscular. Então, que tal procurar uma academia ou um médico para fazer um check-up, e começar a mudar a sua vida pela saúde do seu corpo e para o seu bem-estar?

Confira algumas sugestões de atividade física que você pode incluir na rotina:

Selecionamos exemplos de dez minutos de exercícios corriqueiros, que você pode realizar pelo menos duas vezes por semana:

  • Caminhar até o restaurante ou até a sua casa na hora do almoço
  • Subir pelo menos três lances de escada no condomínio
  • Estacionar o carro em um local mais distante para caminhar distâncias mais longas
  • Brincar com os filhos de pega-pega, esconde-esconde ou em atividades com bola
  • Ir à farmácia, à feira, ao mercado e à padaria a pé
  • Passear com o cachorro
  • Carregar as compras do supermercado
  • Limpar a casa
  • Descer do ônibus um ponto antes do destino

Agora confira exemplos de dez minutos de atividade física estruturada, a ser realizada pelo menos uma vez por semana:

Correr

Flexão de braços

Abdominais

Agachamento

Pedalar

Nadar

Lembre-se de que, para ser considerado fisicamente ativo, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 150 minutos semanais (ou 30 minutos, cinco vezes por semana, de atividade física leve a moderada). Bons exemplos são uma caminhada ou uma pedalada num ritmo que torne a respiração mais difícil. Se puder realizar uma atividade física intensa, como nadar ou correr, a recomendação é de pelo menos 75 minutos semanais. Ou seja, três sessões de 30 minutos nesse ritmo são ideais para começar o ganho de condicionamento físico e melhor qualidade cardiovascular e muscular.

Vamos começar?

A grande questão de quem precisa abandonar o sedentarismo é realmente sair da zona de conforto, dar o primeiro passo e fazer com que ele tenha uma continuidade. Mesmo que você esteja apto para se exercitar, não significa que deverá iniciar a atividade com intensidade até chegar à exaustão. É importante começar o exercício de forma leve e ir aumentando gradativamente, seja qual for a modalidade escolhida.

Especialistas apontam que o risco de desenvolver um problema cardíaco ou uma lesão muscular diminui se a pessoa se dispuser a começar fazendo apenas 20 minutos de exercício por dia, como uma caminhada, e ir aumentando a frequência e a intensidade gradativamente. Vale sempre contar com a orientação de um profissional para buscar uma atividade e ritmo adequados.

Outro ponto importante: sentir prazer durante a prática da atividade física é fundamental para abandonar o sedentarismo, então, procure os exercícios que você gosta e se divirta!

Fonte: Ministério da Saúde, Portal da Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Governo do Estado de São Paulo e Abeso