
Se você reduzir seu banho de 20 para 5 minutos, pode economizar até 90 litros de água
Na rotina atribulada, nós acabamos não percebendo. Mas nas atividades do dia a dia, gastamos muito mais água do que deveríamos e só nos damos conta disso quando colocamos esse consumo na ponta do lápis, ou quando recebemos a conta no fim do mês. Ou ainda, quando começamos a sofrer com escassez de água – situação iminente a todos, se não fizermos nada para reverter o consumo excessivo desse recurso.
Na teoria, todo mundo sabe de uma ou outra atitude que pode ajudar a economizar água em casa ou no trabalho. Mas estamos, de fato, colocando em prática? Saiba a dimensão daquilo que você pode economizar:
Se você reduzir seu banho de 20 para 5 minutos, pode economizar até 90 litros de água
Escovar os dentes com a torneira aberta equivale a desperdiçar 12 litros de água. Se mantiver a torneira fechada, você consome menos de 2 litros
Regular o tempo de torneira aberta ao lavar a louça durante 15 minutos pode gerar até 20 litros de economia
Utilizar água no balde para lavar o carro pode fazer você utilizar 40 litros de água, enquanto você gastaria mais de 200 litros se usasse a mangueira um pouco aberta durante 30 minutos
Muita água que vai para o ralo pode ser reutilizada de outras maneiras, favorecendo o aproveitamento daquilo que consumimos. Confira exemplos:
É válido estudar a instalação de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais em casa. Essa água não é potável, mas pode ser utilizada, por exemplo, no vaso sanitário, na irrigação de jardins e na lavagem de carros e calçadas. Consulte um profissional capacitado para fazer isso da maneira correta.
A economia começa utilizando a máquina menos vezes, na prática, acumulando as roupas para usar a capacidade máxima da lavadora. Depois, ainda é possível aproveitar a água do enxague, por exemplo, para lavar o quintal ou a área de serviço.
O desperdício durante o banho é muito comum, principalmente da água fria que muitas vezes deixamos escorrer ao ligar o chuveiro, até o aquecimento completo. Essa água pode ser captada com um balde e utilizada para regar as plantas ou para limpar o chão da casa.
Em vez de descartar a água da piscina, é possível transferi-la para uma caixa d’água ou outro reservatório para reaproveitá-la depois nos mesmos fins citados. Se for possível instalar um sistema de filtragem nesse reservatório, a água ainda pode ser utilizada para o enchimento da própria piscina.