
Presidente
É o administrador do país e tem mandato de quatro anos. Entre outras funções, ele nomeia ministros, apresenta o plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento.
Dentre as definições de política de acordo com o dicionário Aurélio, política é o “conjunto dos fenômenos e das práticas relativos aos Estado ou a uma sociedade”; ou ainda, “qualquer modalidade de exercício da política”. A política, portanto, não diz respeito somente a uma pessoa ou a quem governa. A política tem relação com todas as ações que podem influenciar a vida da sociedade.
A participação política da população não começa e nem termina na hora do voto. Você pode não saber, mas você vive a política diariamente. Isso ocorre quando você separa o lixo reciclável do orgânico ou quando conscientiza seu filho sobre o impacto que uma atitude pode ter na sociedade, por exemplo. Portanto não há como se distanciar da política porque ela está presente em todos os momentos.
A política tem início com as reflexões em prol do bem coletivo e tem continuidade quando ações são colocadas em prática, seja no engajamento de um projeto social, na participação de debates políticos na cidade ou quando o cidadão reflete amplamente sobre quais serão seus candidatos na próxima eleição.
Se as atitudes dos cidadãos podem influenciar a vida de outras pessoas, o mesmo ocorre com as escolhas feitas pelos políticos eleitos pela população no momento do voto. As decisões do presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores terão grande influência na vida da sociedade, seja local ou nacionalmente.
Quando o cidadão está consciente de seus direitos e deveres é capaz de mobilizar e até de transformar a sociedade em que vive. Um dos caminhos para isso é o voto. Conhecer, refletir, agir, fiscalizar e participar das decisões são as etapas desse processo. Mas como fazer isso? Veja 10 dicas para ser um cidadão ativo e agir consciente na hora do voto.
É o administrador do país e tem mandato de quatro anos. Entre outras funções, ele nomeia ministros, apresenta o plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento.
É o administrador do estado e também tem mandato de quatro anos. Ele nomeia secretários estaduais e propõe à Assembleia Legislativa as prioridades do estado. Também é responsável pela segurança pública.
É o administrado do município. Ele nomeia secretários municipais e propõe à Câmara Municipal as prioridades do município. O mandato do prefeito é de quatro anos.
Representante dos estados e Distrito Federal, o senador vota e elabora propostas, além de fiscalizar os atos do poder Executivo. Seu mandato é de oito anos.
Faz as leis de abrangência nacional. Discute, aprova ou desaprova projetos de lei enviados pelo governo. Também é responsável por fiscalizar os atos do presidente da República. Seu mandato é de quatro anos.
Faz, propõe, altera e revoga as leis estaduais. Também fiscaliza as contas do poder Executivo. Seu mandato também é de quatro anos.
Faz as leis que afetam a vida das pessoas do seu município. Discute, aprova ou desaprova projetos de lei enviados pelo governo do município. Seu mandato é de quatro anos.