Relatório de Gestão 2017 | Unimed Anápolis

Reeducação Alimentar para Obesos: Clientes com obesidade (IMC acima de 30). Foram atendidos cerca de 500 clientes. (Programa Registrado junto a ANS). Saúde Mental e Reeducação Alimentar para Pacientes Bariátricos: (Clientes que realizaram Cirurgia Bariátrica). Foram atendidos 71 clientes para o pré-operatório e 43 clientes no pós-operatório. (Programa Registrado junto a ANS). O programa conta com ações de prevenção e promoção a saúde ao longo da vida. Além das orientações quanto ao autocuidado, estimula-se Envelhecimento Saudável: a prática esportiva na terceira idade, através de aulas específicas com educador físico. Há também o Programa mais 80 que conta com o monitoramento de cerca de 500 clientes idosos com mais de 80 anos de idade. (Programa em conjunto a ANS/outras instituições de saúde). Clientes com alterações osteomusculares, que são cerca de 30 clientes, são acompanhados numa turma de atividades físicas direcionadas para manutenção Oficina da Coluna: e recuperação da coluna. Clientes com diagnóstico de Diabetes e com diagnóstico de Hipertensão ou com histórico familiar e fatores de riscos associadas. Diabetes e Hipertensão Arterial: Atualmente participam aproximadamente 100 clientes deste Programa, que oferece grupo de acompanhamento, atendimento em consultório e visitas domiciliares. Objetiva capacitar e sensibilizar as gestantes assistidas para desenvolverem ações de autocuidado no que se refere à realização e acompanhamento Curso de Gestantes: do pré-natal, nascimento, puerpério, amamentação e promoção da saúde e cuidados ao recém-nascido. Durante o ano de 2017, foram realizados três ciclos de palestras, totalizando atendimento para cerca de 390 gestantes. Com o foco em identificar, monitorar e gerenciar os casos complexos ou agudos que necessitam de intervenção, o projeto visa dar assistência, de Atenção Domiciliar: maneira mais adequada, focando na resolutividade e no restabelecimento total e parcial do beneficiário, da desospitalização até a capacitação no autocuidado. O Atendimento Domiciliar pontual ou a internação domiciliar são alternativas que propiciam menor manipulação do paciente, dando a ele melhor qualidade de vida, reabilitação do quadro clínico e reintegração ao meio social e familiar. Foram acompanhados 80 pacientes. Objetiva oferecer orientações em saúde aos colaboradores das empresas contratantes e seus dependentes, tendo como foco a melhoria Programa Saúde na Empresa: da sua qualidade de vida e racionalização dos custos assistenciais. Disponibilizou-se mamografia sem custo em mulheres que não haviam realizado no ano de 2016 na idade de 50 a 69 anos, sendo Prevenção de Câncer de Mama: realizados 220 exames. Investir emmedicina preventiva também gera outras consequências nas instituições. O resultado mais perceptivo é em relação à economia com custos assistenciais. Para isso, as políticas de medicina preventiva têm forte influência, pois atuam diretamente na prevenção de doenças e, consequentemente, reduzem o número de pessoas doentes. Além disso, a medicina preventiva também tem a função de detectar problemas de saúde antes que evoluam para um quadro mais grave, como exemplo o gerenciamento de casos, gerando uma melhor distribuição dos recursos em saúde , diminuindo assim os custos operacionais, tendo um impacto muito forte na diminuição da sinistralidade dos planos de saúde, o que resultou no ano de 2017 uma economia de: R$ 596.971,33 RECURSOS PRÓPRIOS PROGRAMAS DA MEDICINA PREVENTIVA Fonte: Medicina Preventiva 79

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