Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2017

Cuidando da saúde do cliente Atenção Integral à Saúde Em uma cooperativa do ramo saúde, a saúde e o bem-estar das pessoas vêm em primeiro lugar. Para garantir a qualidade da assistência aos clientes, tanto pela cooperativa quanto por sua rede credenciada, todos os setores trabalham integrados para este fim. Na Ouvidoria, um canal direto com o cliente para a solução de demandas em segunda instância, é possível diagnosticar situações de insatisfação ou conflito reais ou potenciais para o tratamento e solução adequados, assim como solicitações variadas relacionadas ao atendimento. No ano de 2017 a Ouvidoria recebeu 93 demandas, sendo 13 solicitações de beneficiários, 46 reclamações e 34 pedidos de reanálise de autorização. Todas as demandas foram apresentadas para a Diretoria, tratadas e oferecido retorno ao beneficiário. Também em 2017 o Grupo do Programa da Melhoria da Qualidade deu continuidade ao trabalho de preparação da cooperativa para obter conformidade com a RN 277 (Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar), que instituiu o Programa de Acreditação das Operadoras, que é um programa de adesão voluntária, ao qual a cooperativa aderiu por buscar sempre melhorias contínuas. Também trabalhamos na adequação dos processos para obtenção da certificação ISO 9001:2015, relacionada ao Sistema de Gestão da Qualidade. Seguindo diretrizes da Unimed do Brasil e uma tendência mundial na evolução da prática médica, a Unimed Circuito das Águas implantou um novo modelo assistencial, baseado na Atenção Integral à Saúde. O modelo consiste no cuidado centrado na pessoa, através do atendimento integral por um médico de referência, com apoio de uma equipe multidisciplinar. Com o médico de referência bastante próximo do cliente, que tem grande conhecimento sobre seu histórico de saúde, estilo de vida, família, dia a dia, e suas condições sociais e emocionais, é possível cuidar da saúde do cliente de forma integral. O modelo de Atenção Integral à Saúde visa ao alinhamento entre o cliente manter-se saudável e possuir qualidade de vida, mais um conjunto de práticas articuladas e integradas de vigilância, promoção à saúde, prevenção de riscos e doenças, assistência e reabilitação, de forma coordenada nos diversos níveis de atenção à saúde, tendo como principais eixos a integralidade, longitudinalidade, acessibilidade e coordenação do cuidado. 52 ODS-3

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