Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2018

65 64 GESTÃO DE PESSOAS Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e trazer resultados para a cooperativa, o setor de Gestão de Pessoas adota algumas das melhores práticas de mercado, como Avaliação de Desempenho e Feedback Reverso, Pesquisa de Clima Organizacional, Gestão por Competências e Café com Dirigentes e aplica uma Política de Gestão de Pessoas elaborada para o setor.. O Projeto Conviva, que tem por objetivo promover a integração entre colaboradores, cooperados e cooperativa também é uma ação deste setor, realizada em conjunto com o setor de Relacionamento com o Cooperado. GRI 103-2 para os Aspectos Emprego, Saúde e Segurança do Trabalho e Treinamento e Educação GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Duas novas competências foram trabalhadas em 2018 com os colaboradores, Foco em Segurança e Inteligência Emocional, além das que haviam sido trabalhadas no ano anterior: Intercooperação, Foco no Cliente, Foco em Resultados, Melhoria Contínua, Atuação Sistêmica e Comunicação. O trabalho envolveu as equipes de colaboradores com atividades em grupo, que abordaram também os 6 compromissos da cooperativa: Cumprimos o que prometemos; Buscamos sempre os melhores resultados; Somos acessíveis e dinâmicos; Trabalhamos com Ética e Responsabilidade Social; Temos vocação para servir; Valorizamos o Trabalho em Equipe. CLIMA ORGANIZACIONAL Na Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), os colaboradores têm total sigilo para responder aos questionários, acessados de forma online mediante login e senha, que não identifica os respondentes. Em 2018 a metodologia da PCO passou por atualização e o tema "Liderança" não é mais questionado individualmente, pois entende-se que está incluído no tema "Aprendizagem e Desenvolvimento". No resultado geral, a nota média em cada tema foi: Identidade Satisfação e Motivação Aprendizagem e Desenvolvimento Índice Geral de Satisfação 98% 95% 87% 93,6% CAFÉ COM DIRIGENTES APROXIMA NOVA GESTÃO DE COLABORADORES O primeiro Café com Dirigentes de 2018 foi realizado pela Diretoria ainda vigente em fevereiro para falar sobre o Programa Qualifica e a ISO 9001:2015. O Café foi realizado em 16 de fevereiro na Drogaria Unimed. A partir de março, a prática foi uma importante ferramenta de aproximação dos colaboradores com a nova Diretoria, que havia assumido a gestão da cooperativa. A atuação da nova gestão foi a pauta dos Cafés realizados em 29 de maio, 12 de junho, 07 e 14 de agosto no CTEC. Na Drogaria o mesmo café foi realizado em 26 de julho. Para falar do tema Integração com colaboradores, foram realizados Cafés no dia 18 e 20 de setembro no CTEC. O Café realizado em 18 de dezembro teve uma pauta mais extensa, sugerida pelos setores: 1) NAIS: Definição para o local das atividades físicas; 2) Operações: Impacto RN 432; 3) Mercado: Percepção do cliente externo sobre Unimed Pleno; 4) Controladoria: Impactos operacionais para atender à RN 430; 5) Gestão de Pessoas: Rede de Ideias; 6) Laboratório: Informatização do indicador de tempo de atendimento e coleta; 7) Posicionamento do Plano Diretor Recursos Próprios. Em 20 de dezembro, a pauta do Café realizado no CTEC foi o Posicionamento do Plano Diretor de Recursos Próprios. GRI 103-2 para os Aspectos Emprego, Saúde e Segurança do Trabalho, Treinamento e Educação e Diversidade e Igualdade de Oportunidades Café com os Dirigentes aproxima colaboradores da nova gestão Café com Dirigentes debate temas sugeridos pela Comissão de RH

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