Relatório de Sustentabilidade 2017 - Unimed SC

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 - UNIMED SC 12 (G4-20)(G4-21) Após definidos os temas, os mesmos foram verificados quanto aos possíveis impactos para dentro e fora da organização, rece- bendo a classificação apresentada na tabela a seguir. (G4-24) Como mencionado anterior- mente, o processo inicial para defini- ção dos temas para o relato contou com a participação de representantes dos stakeholders estratégicos para a Unimed SC. Esta participação contou com representantes de: • Clientes; • Comunidade do Entorno; • Cooperados; • Força de Trabalho; • Fornecedores; • Governo e Sociedade; • Meio Ambiente. (G4-25)(G4-26)(G4-27) Estes públi- cos estratégicos foram pré-identifi- cados pela Unimed SC por meio de um processo assistido por consulto- ria externa. Os critérios levados em consideração são: • Perfil; • Responsabilidade sobre Valores e Patrimônio; • Grau de dependência do Stake- holder; • Grau de dependência da Organi- zação; • Tamanho/Porte/Quantidade; • Efeito Social; • Impacto Ambiental; e • Cobertura Geográfica. Diante do resultado derivado deste mapeamento e da priorização reali- zada com base nos critérios relacio- nados, a Unimed SC têm ciência de quais públicos deve buscar o engaja- mento. Para o relato buscou-se trabalhar com todos os grupos de stakehol- ders, obtendo-se um resultado mais sistêmico além da possibilidade de abordar estes públicos a respeito da interdependência percebida entre a Unimed SC e eles, fundamental para a continuidade das ações de fomento e consolidação de uma gestão com- prometida com a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Em 2017, o foco das ações acontece- ram para o público Cooperados. Por meio da coordenação de um progra- ma de relacionamento com os médi- cos, as Singulares foram estimuladas a aprimorar sua relação com este pú- blico estratégico. Programa de Relacionamento com o Cooperado O Programa de Relacionamento com o Cooperado é uma iniciativa em de- senvolvimento pela Unimed Santa Catarina que tem como foco ampliar a comunicação com os cooperados, fundamentado na Política Estadual de Sustentabilidade. Com base em um programa de visi- tas aos cooperados, em 2017, 68 co- laboradores foram capacitados por DENTRO TEMAS FORA Desempenho Econômico Materiais Energia Água Efluentes e Resíduos Produtos e Serviços RelaçõesTrabalhistas Saúde e Segurança noTrabalho Treinamento e Educação Investimentos Não Discriminação Trabalho Infantil Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo Práticas de Segurança Combate à Corrupção Conformidade Social Saúde e Segurança do Cliente Privacidade do Cliente Envelhecimento da Carteira de Clientes Gestão de Riscos Medicina Preventiva Infraestrutura para Execução dos Serviços Conformidade Ambiental Emprego Comunidades Locais Concorrência Desleal consultoria externa para atuar como agentes de relacionamento. A visitação aos médicos é um impor- tante canal de comunicação pelo qual a cooperativa poderá relacionar-se com os cooperados na busca de des- pertar maior interesse pelas ações desenvolvidas e principalmente es- treitar tais relações. Nos treinamentos, foram trabalhados diversos conceitos, como: Comunica- ção e Relacionamento Interpessoal; Relação cooperado/cooperativa; Per- fil dos cooperados; Organização; Seg- mentação e roteiro para visitação; Re- lacionamento com a secretária; Perfil do agente e técnicas de abordagem; Condução da visita ao cooperado (Si- mulações); Organização e sistemati- zação das informações coletadas; Re- torno de solicitações dos cooperados e Estratégias de continuidade.

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