Relatório de Sustentabilidade 2017 - Unimed SC

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 - UNIMED SC 18 EFLUENTES E RESÍDUOS (G4-DMA) A gestão dos resíduos na Unimed SC acontece por meio de procedimento instituído como pa- drão, passível de auditoria. A opera- cionalização deste processo, inclusive a destinação final/descarte é de res- ponsabilidade da área administrativa. (G4-EN23) Em 2017, o Comitê de Sus- tentabilidade local trabalhou deman- das relacionadas a operacionalização do descarte correto dos resíduos, continuação das ações realizadas em 2016 resultando na elaboração do procedimento padrão interno, norte- ando a gestão dos resíduos. Além disto, as ações em parceria en- tre as áreas internas da Unimed SC concentram-se no Programa Consu- mo Consciente, utilização da Calcu- ladora CO2, (iniciativa da Unimed do Brasil), Projeto de Coleta de Pilhas e Baterias, entre outros. Na tabela a seguir está o monitora- mento dos principais resíduos gera- dos pela Federação SC, FESC e Cen- tral de Serviços SC: Em análise a tabela informada, apre- senta-se a inclusão de dois novos resíduos em 2017, vidro e lâmpadas fluorescentes, devido a ausência de fornecedores ou pontos de coletas determinados para estes resíduos. Entre os demais resíduos contidos na tabela, o metal registrou um aumen- to devido a troca de layout, e o plásti- co o aumento é derivado da pesagem correta, pois em 2016 devido ao ma- terial não estar devidamente sepa- rado, o fornecedor não computava a informação segundo a classificação dos resíduos. Para os novos ciclos de relato, a Uni- med SC, espera conseguir trabalhar outros resíduos que são significativos para o controle, mas que atualmente ainda não são monitorados, ou que não possuem um fornecedor especí- fico para o descarte baseado em boas práticas. SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE (G4-DMA) Há alguns anos a Unimed SC realiza a estratificação de risco com base em um protocolo desen- volvido pela área de Atenção à Saúde e baseada nas melhores evidências científicas, utilizando um questioná- rio estruturado com questões rela- cionadas aos hábitos de vida, históri- co de saúde, dados antropométricos e sinais vitais, apoiado em evidências científicas e nas melhores práticas nacionais e internacionais. Estes as- suntos também serão abordados no tópico Atenção à Saúde, apresentado posteriormente neste relatório. (G4-PR2) O monitoramento do valor percebido e a qualidade na utilização dos produtos e serviços da Unimed SC atualmente são realizados pela FESC, assim como nos anos ante- riores, por meio do Contact Center. Os beneficiários têm um canal dire- to onde podem interagir e pontuar questões relevantes em sua relação com a Unimed SC. Em relação ao ano de 2016 houve uma redução no volume das ligações, totalizando 56.148 ligações, compa- rando ao ano anterior evidencia-se um redução de 15,18% nas ligações recebidas.

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