Relatório de Sustentabilidade 2017 - Unimed SC

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 - UNIMED SC 22 RELAÇÕES TRABALHISTAS (G4-DMA) A Unimed SC acredita que é necessário ter respeito, para que haja valor compartilhado nas rela- ções e que as partes envolvidas pos- sam consequentemente se fortalecer para enfrentar as adversidades à pe- renidade dos negócios e ao desenvol- vimento sustentável das sociedades. A preocupação constante de estar em situação de compliance na rela- ção com os sindicatos laborais, é um direcionamento essencial na gestão da força de trabalho. Como forma de garantir esta condição, atualmente há um colaborador da Unimed SC que exerce representação junto ao sindi- cato laboral e os colaboradores da cooperativa. (G4-LA4) Assim como em anos an- teriores, a Unimed SC não possui determinações pré-definidas em seu acordo coletivo, sobre prazos para comunicar mudanças que possam gerar impactos junto aos colabora- dores. Desta forma, tem direcionado sua atenção para cumprir o que está estabelecido em lei, assim, quando possível, estabelece acordos entre a cooperativa e seus colaboradores. Os únicos prazos estabelecidos em acordo coletivo referem-se a: • Compensação do banco de horas em 120 dias (Federação SC); • Aviso prévio de no mínimo 30 dias indenizado em caso de demissão por parte da empresa (Federação SC, Central, Fesc) • Aviso prévio de no mínimo 15 dias no caso de demissão por parte do colaborador, caso ele não cumpra esses 15 dias, há desconto integral dos 30 dias de aviso. (Federação SC) TREINAMENTO E EDUCAÇÃO (G4-DMA) Uma das razões que le- vam a Unimed SC a dedicar-se ao desenvolvimento do capital huma- no, facilitando a busca pelo aprimo- ramento para funcionalidade e em- pregabilidade dos colaboradores é o entendimento de que a geração de novos conhecimentos é a base para a inovação, sendo uma condição crucial para que seus serviços alcancem as expectativas dos clientes e estejam alinhados às tendências do segmento em que atua. (G4-LA9) A seguir estão apresentadas as médias de horas de treinamento re- alizadas na Federação SC, FESC e Central de Serviços SC. Na Central de Serviços SC, os principais temas abordados em 2017 foram o Programa de Gestão de Pessoas por Competências, abrangendo as competên- cias de Intercooperação, Foco no Cliente, Foco no Resultado e Atuação Sistê- mica, Atendimento de TARMS (Telefonista Atendimento Regulação Médica), RO (Rádio Operador de Central de Regulação Médica) e PEC (Programa de Edu- cação Continuada para Coordenadores). Dentro da proposta do Plano de Desenvolvimento Individual foi trabalhada a Redação Empresarial. A FESC em 2017 abordou dois grandes temas que são o Desenvolvimento de Influenciadores (Liderança e Gestão de Pessoas), e para os Coordenadores foi abordado o PEC (Programa de Educação Continuada para Coordenadores). A Federação SC em 2017 também fo- cou seus esforços nos Programas de Gestão de Pessoas por Competên- cias, através das competências Inter- cooperação, Foco no Cliente, Foco no Resultado e Atuação Sistêmica. Para os coordenadores o PEC (Programa de Educação Continuada de Coorde- nadores) e para os gerentes o PEG (Programa de Educação Continuada de Gerentes). Na proposta do Plano de Desenvolvi- mento Individual foram trabalhados temas como: • Excel Básico, Intermediário e Avançado; • Redação Empresarial; • Atendimento ao Cliente; • Analista de Negócios; • AT 101 Análise Transacional. Outro formato de desenvolvimento, que a Unimed SC trabalhou em 2017 foi o Programa de desenvolvimento de lideranças médicas, focado na área de saúde, em parceria com uma esco- la de negócios da região – o PRÓLI- DER. Total de 127 colaboradores (116 mulheres e 11 homens) * * * *As somatória considera todo o fluxo de colaboradores de 2017.(Admissões e Demissões)

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