Relatório de Sustentabilidade 2017 - Unimed SC

29 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 - UNIMED SC Atuando desde 2002, o Esporte Comunitário tem como finalidade, promo- ver atividades esportivas para crianças e adoles- centes, visando à saúde, o bem-estar e o exercício da cidadania. Alinhado aos Objetivos de Desen- volvimento Sustentável, o Esporte Comunitário, desenvolve suas ações com o recebimento de recursos ad- vindos do Governo na esfera federal, tendo contrapartidas por parte do IUSC, o que favoreceu o crescimento na atuação e públicos envolvidos. Utilizando o esporte como um meio para a educação e absorção de valo- res fundamentais como respeito ao próximo, regras de civilidade e con- vivência, disciplina entre outros, o programa também dissemina práti- cas de prevenção com foco em saúde por meio de atividades educativas de orientações e palestras para os alu- nos e seus familiares. Os professores recebem materiais di- dáticos e treinamento sobre a meto- dologia do programa, e as aulas são semanais, ministradas de forma sim- ples e descontraída, com brincadeiras pedagógicas, jogos individuais e cole- tivos respeitando a particularidade e a progressão dos alunos. A Captação para novos projetos se deu início no final de 2017 e deverá apresentar seus resultados no ano de 2018 INSTITUTO UNIMED SANTA CATARINA (IUSC) O IUSC em seus 8 anos de atividades al- cançou toda a área de atuação das Unimeds Singu- lares em Santa Catarina, representa- das pelas filiais do Instituto Unimed SC. São números que tentam tradu- zir as ações através dos programas e projetos realizados, direcionados pela Política Estadual de Investimento So- cial Privado. Os valores transmitidos pelos profis- sionais envolvidos como, por exem- plo, a cooperação, a cidadania, o com- prometimento são fundamentais para promover a transformação so- cial, e consequentemente contribuir para o desenvolvimento sustentável para nossa geração e futuras. Atualmente o IUSC conta com 23 unidades de trabalho, sendo elas: a matriz que fica em Joinville e filiais em: Alto Vale (Rio do Sul), Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chape- có, Criciúma, Concórdia, Curitibanos, Extremo Oeste (São Miguel do Oes- te), Florianópolis, Jaraguá do Sul, Jo- açaba, Joinville, Lages, Litoral (Itajaí), Mafra, Planalto Norte (São Bento do Sul), Tubarão, Vale do Iguaçu (Porto União), Videira e Xanxerê. Na estrutura vigente a matriz fica responsável por coordenar os Pro- gramas Estaduais, além de conceder assessoria institucional para as filiais, orientando na elaboração de progra- mas, execução e orçamento estadual. Para as filiais fica a responsabilida- de sobre a condução dos programas, onde as mesmas escolhem as insti- tuições e escolas parceiras e acom- panham o desenvolvimento de cada etapa estipulada no programa. Como relatado nos anos anteriores, o IUSC dentro de suas frentes de atuação possui dois programas de abrangência estadual ao qual prio- ritariamente dedica seus esforços: o Esporte Comunitário e o Viver Bem na Escola. Desde o início de suas atividades, o Esporte Comunitário já atendeu 38.972 crianças em 777 projetos rea- lizados nas escolas, capacitando 308 professores para que o projeto tenha uma transversalidade na rotina esco- lar, não sendo apenas uma atividade pontual, mas uma construção de ci- dadania e formação escolar conjunta (família-escola-sociedade). Na tabela a seguir estão os números que compõem o histórico de atuação do IUSC através do Programa Esporte Comunitário: A redução no número de escolas, é resultado de uma estratégia em po- sicionamento adotada pelo IUSC, proporcionando o amadurecimento e qualificação do programa, onde op- tou-se por reduzir o número de esco- las envolvidas, priorizando a partici- pação de escolas públicas. Ao longo de sua história o Programa Esporte Comunitário contou com 14 modalidades, sendo: Xadrez, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Futsal, Surf, Judô, Tênis de Mesa Paraolímpico, Voleibol, Karatê, Atletismo, Mini Han- debol, Futebol e Atletismo Paraolím- pico. Sendo que em 2017 as modalidades executadas foram: Tênis de Campo, Xadrez, Mini Handebol, Futsal, Surf, Judô, Futebol e Karatê. REDUÇÃODAS DESIGUALDADES QUALIDADE EDUCAÇÃODE

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