Relatório de Sustentabilidade 2017 - Unimed SC

33 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 - UNIMED SC CONFORMIDADE AMBIENTAL & SOCIAL (G4-DMA) A Unimed SC realiza a gestão sobre este tema atualmente via monitoramento jurídico, contando com canais como Ouvidoria, Comitê de Conduta Ética, Canal "Fale com a Sustentabilidade" e RH na Área (de- mandas internas) para levantar as questões relacionadas a possíveis não conformidades. Em 2017 a Unimed SC manteve-se signatária aos ODS, Carta da Terra, Pacto Global e Programa Integridade, explicados anteriormente neste rela- to, como também participou do Selo Unimed de Governança & Sustenta- bilidade e Pró Ética. Tal participação possibilita que a Uni- med SC afira seu desempenho nas diversas temáticas que são monito- radas/questionadas referente à con- duta adotada pela cooperativa. Como resultado desta análise percebemos a necessidade de trabalhar questões como: • Resíduos administrativos (geração e descarte); • Gestão da cadeia de fornecedores; • Gestão da diversidade no local de trabalho e nas Relações. (G4-EN29) (G4-SO8) Em 2017, assim como nos anos anteriores, não foram registradas denúncias, processos ou reclamações relacionadas a estes aspectos, refletindo na ausência de multas e sansões administrativas com o envolvimento da Unimed SC. Relacionado a este aspecto material, a cooperativa, promove há 8 anos uma iniciativa que tem o objetivo de reconhecer as cooperativas Singula- res que se destacam em sua atuação comprometida com a Sustentabilida- de, através do Prêmio de Sustentabi- lidade Unimed Destaque SC. Na 8ª edição as cooperativas vence- doras foram: • Categoria Pequeno Porte: Unimed Alto Vale; • Categoria Médio Porte: Unimed Chapecó; • Categoria Grande Porte: Unimed Litoral. Para a próxima edição os vencedores serão conhecidos no SUESC - Simpó- sio das Unimeds do Estado de Santa Catarina. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO (G4-DMA) Como essência dos nos- sos serviços oferecidos pela Unimed SC, o "#Cuidardevocêesseéoplano" representa uma das preocupações estratégicas contidas na tomada de decisão por parte das lideranças. Cui- dado este que se inicia internamente e reflete nos clientes beneficiários, comunidade do entorno e sociedade em geral. (G4-LA5) Ainda que a Central de Ser- viços SC esteja dispensada de compor uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA, todas as empre- sas do grupo adotam práticas que excedem a obrigatoriedade como, por exemplo, o Programa Equilíbrio que alcança a todos os colaboradores Federação SC, FESC e Central de Ser- viços SC. Em 2017 foi formada uma nova CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Gestão 2017/2018 com o objetivo de dar continuidade nas me- lhorias das condições de trabalho e observar as condições no ambiente de trabalho, visando medidas para eliminar e/ou neutralizar os riscos existentes. Puderam participar todos os empre- gados, exceto: • Empregados em aviso prévio; • Estagiários; • Temporários; • Jovem Aprendiz; • Cipeiros eleitos(votados) por 2 (dois) mandatos seguidos. Foram eleitos dois membros através do voto direto, que representam os colaboradores e também foram in- dicados pela diretoria/gestores dois outros membros para representar a empresa. Em 2017, as principais atividades/ ações da CIPA foram: E-flyers Pelo menos uma vez ao mês, foram divulgados informativos através do e-mail interno da CIPA, que tem por

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