Relatório de Gestão 2014

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 I 53 Promoção da Saúde Durante o ano de 2014 o setor de promoção da saúde continuou realizando o seu trabalho fundamentado na reorientação do modelo assistencial, objetivando a melhoria da qualidade de vida e a redução dos riscos á saúde, levando, consequentemente a uma redução dos custos assistenciais. Os atendimentos realizados visaram: - Prevenir a exacerbação de doenças; - Acompanhamento contínuo dos clientes; - Organizar o cuidado dos clientes; - Educar cuidadores/familiares e clientes; - Prestar um cuidado integral e individualizado; - Reduzir os eventos adversos; - Promover mudanças de hábitos de vida; - Melhorar a qualidade de vida dos clientes; - Reduzir custos (esses clientes consomem 80% dos recursos); - Otimizar a utilização de recursos com saúde. O trabalho da equipe foi realizado em vários atendimentos: Programa de Gerenciamento de Casos: Gerenciamento de casos (GC): a equipe manteve um contato contínuo com os clientes que são restritos ao leito ou ao domicílio e seus cuidadores/familiares, realizando monitoramento telefônico e visitas domiciliares. O GC teve como objetivo prevenir a exacerbação de doenças, através de acompanhamento contínuo e técnicas de educação para cuidado- res e beneficiários, visando à satisfação do nosso cliente e consequentemente a redução do seu custo assistencial. Foram realizadas visitas domiciliares onde esses cuidadores/familiares receberam orientações sobre a organização da assistência à saúde dos clientes como orientação dietética; mudança de hábitos; assistência fisioterápica; orientações de enfermagem; monitoramento de dados vitais, glicemia ou de qualquer outro sinal de descompensação. Assim, o programa melhorou a qualidade de vida dos clientes aten- didos, deixando-os mais estáveis com relação às suas doenças de base.

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