Relatório de Gestão 2014

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 I 54 Acompanhamento de Pacientes Crônicos: atendimento ambulatorial da equipe multidisciplinar, através de grupos operativos, palestras e atendimento individualizado. Tendo como objetivo capacitar o cliente para o auto cuidado; promover mudanças de hábitos de vida e reduzir os eventos cardiovascula- res. Semanalmente os profissionais da Promoção da Saúde reúnem com os grupos, nas sede da Unimed Inconfidentes em Ouro Preto e Itabi- rito para monitoramento dos sinais vitais e glicemia e para a realização de atividade física. Esse grupo realizaram alongamentos, exercícios de calistenia, fortalecimento de MMSS e MMII, treino de equilíbrio e coordenação motora, exercícios isométricos globais, padrões respi- ratórios, dança, etc. Dentre as atividades inclusas no GD em 2014 foram realizados palestras ministradas pela equipe com os temas sobre qualidade de vida, mudanças de hábitos de vida, auto cuidado, alimentação saudável, orientações sobre doenças específicas, como: diabetes e HAS. Esse clientes também participaram do projeto Cozinha Brasil em parceria com o SENAC. Além disso, esses clientes possuíram acompa- nhamento individual com a nutricionista e, sempre que necessário pela médica da equipe. Assistência ao Domicílio: O setor também realizou algumas intervenções pontuais no domicílio de alguns clientes (sondagens, aplicação de medicação, curativos, orientações, etc.) e desospitalizações conforme a solicitação médica. Durante o ano de 2014 foram atendidos 2607 clientes Unimed Inconfidentes, com uma média mensal de 102 clientes no GC e 75 no GD e 02 clientes com intervenções pontuais. Com esses atendimentos observamos a melhora de exames laboratoriais, controle de glicemia e pressão arterial, perda de peso, cicatrização total de lesões cutâneas, preservação de movimentos, conquista de novos movimentos, retorno a deambulação, prescrição e adequação a dietas enterais, melhora de padrão respiratório, tratamento de infecções em domici- lio e, a redução de custos assistenciais.

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