Relatório de Gestão 2016

30 Inconfidentes ANOS RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 RECURSOS PRÓPRIOS PROMOÇÃO DA SAÚDE Por muitos anos, a saúde privada preocupava-se com o investimento em tecnologia e complexi- dade do atendimento no modo assistencialista. A qualidade do atendimento era baseada na mo- dernidade dos equipamentos de diagnóstico e tratamento e na solicitação de um número cada vez maior de exames. As alterações demográfica e epidemiológica indicam, respectivamente, o rápido envelhecimento da população e a maior prevalência das doenças e condições crônicas, o que aponta para a eleva- ção contínua dos custos. Este quadro nos levou a: - Elevação preocupante dos custos da assistência; - Hospitais super lotados e, cada vez mais com crescentes dificuldades gerenciais e financeiras; - Insatisfação dos clientes que buscam um atendimento humanizado e de qualidade. Por todo o exposto, o governo brasileiro percebeu a necessidade de buscar maior viabilidade e sustentabilidade econômica para o sistema de saúde, para assim promover maior bem-estar aos usuários e reduzir o desequilíbrio no sistema de saúde. A partir de então, surgem as diversas modalidades de Atenção Domiciliar (AD), que sugerem soluções para a reorganização do sistema ou das redes de atenção à saúde. A CONTRIBUIÇÃO NO CONTROLE DA SINISTRALIDADE “Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior par- ticipação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social.” CARTA DE OTTAWA, 1986 30

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