Mensagem do presidente e do diretor

Todos já sabemos. O ano de 2015 foi difícil do ponto de vista econômico e o de 2016 promete não deixar por menos. A pergunta para a qual precisamos encontrar respostas é sobre como devemos proceder para que esta “sentença” possa ser atenuada.

A comunicação tem um papel cada vez mais importante e ela é feita especialmente via web. Precisamos conversar com nossos beneficiários de planos; precisamos estreitar o relacionamento com nossos prestadores de serviço e médicos cooperados; devemos facilitar o contato entre as cooperativas Unimed para fortalecer cada vez mais o intercâmbio.

O Portal Unimed vem sendo a melhor e a mais econômica resposta para tudo isto e em 2016 não será diferente. Estamos preparados para muito trabalho com eficiência (efetividade com economia).

Conhecemos as particularidades do Sistema Unimed e neste ano que se inicia, continuaremos a oferecer o melhor da comunicação corporativa web para aqueles do Sistema Unimed que já utilizam o Portal e para aqueles que necessitam de soluções como a nossa!



Orestes B. M. Pullin


Dr. Carlos Augusto Cardim de Oliveira







Missão

“Fornecer soluções no ambiente WEB, atendendo as necessidades das sócias e clientes, contribuindo para a comunicação, desenvolvimento e integração do Sistema Unimed. ”

Visão

“Ser o Portal WEB do Sistema Unimed e referência na qualidade dos serviços e soluções oferecidas. ”

Em 2015 as realizações do Portal Unimed se voltaram em grande parte à melhoria dos produtos já existentes com o objetivo de atender às necessidades de mercado e aprimorar a experiência do usuário. No entanto, também foi marcado pelo lançamento de um novo produto, o Canal do Beneficiário, uma área de acesso restrito para os beneficiários de uma Unimed, desenvolvido para atender, inicialmente, a resolução normativa nº 360/15, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Realizações

  • Guia Médico passou por mudanças
  • Sistema de Substituição de prestadores
  • Novo Pesquisas On-line
  • Intranet ganhou novos layouts
  • Nova versão do Extrato de Contas Médicas
  • Lançamento do Canal do Beneficiário
LEIA MAIS

Implantações e Acessos

Em 2015, a implantação de produtos cresceu 34% em relação ao ano anterior, chegando a 1005 soluções implantadas.

Os acessos ao Portal Unimed vêm aumentando significativamente ao longo dos anos. Em 2015, foi registrado um aumento de 22% das visualizações de páginas e 6% de visitantes únicos comparado ao ano anterior.

LEIA MAIS

Guia Médico

O Guia Médico On-line e Mobile é um dos mais importantes produtos desenvolvidos pelo Portal Unimed.

LEIA MAIS

Conteúdo

  • Viver Bem tem aumento no número de acessos
  • Boletim Viver Bem
  • Matérias mais acessadas do ano
LEIA MAIS

Comunicação institucional

Conheça os canais prouzidos para divulgar as ações do Portal Unimed.

LEIA MAIS

Infraestrutura

LEIA MAIS

Relacionamento com os clientes, novos clientes e treinamentos

LEIA MAIS

Gestão Administrativa e Gestão de Pessoas

LEIA MAIS

Responsabilidade Social

Com mais ênfase ao longo dos últimos três anos, após a criação do Comitê de Responsabilidade Social, o Portal em Ação, o Portal Unimed tem adotado de forma voluntária posturas, comportamentos e ações sociais e de sustentabilidade.

LEIA MAIS
Fechar [X]

Implantações

As soluções do Portal são divididas em produtos de implantação única e de implantação múltipla. Os de implantação única são aqueles que uma Unimed adere uma vez e tem utilização contínua. Já os de implantação múltipla são os que podem ser usados diversas vezes para diferentes fins, como por exemplo, a Galeria de imagens que permite a criação de diversas galerias para cada conjunto de fotos, sem limite de utilização.


Em 2015, a implantação de produtos cresceu 34% em relação ao ano anterior, chegando a 1005 soluções implantadas. Esse aumento se deve, principalmente, pelo elevado número de implantações do Canal do Beneficiário, produto de implantação única lançado em outubro, que fechou o ano com mais de 100 adesões. Confira no gráfico os números:





Acessos

Os acessos ao Portal Unimed vêm aumentando significativamente ao longo dos anos. Para monitorar os acessos o Portal contabiliza, principalmente, as visualizações de páginas e os visitantes únicos. Em 2015, foi registrado um aumento de 22% das visualizações de páginas e 6% de visitantes únicos comparado ao ano anterior. Veja nos gráficos:




Fechar [X]
Fechar [X]

Guia Médico

O Guia Médico On-line e Mobile é um dos mais importantes produtos desenvolvidos pelo Portal Unimed. Além de ser o grande alvo dos órgãos reguladores e ser a essência das operadoras dos planos de saúde, é o campeão de acessos do Portal Unimed, totalizando em 2015 mais de 17 milhões de visualizações, 44% a mais em relação ao ano anterior na versão on-line e 7,5 milhões na versão mobile, um aumento de quase 100% quando comparado a 2014.



Na versão mobile foram registrados mais de 313 mil downloads do aplicativo nas lojas App Store e Google Play, 72% a mais do que em 2014. O aplicativo foi desenvolvido para tablets e smartphones para os sistemas operacionais iOS e Android. Desde o seu lançamento em fevereiro de 2013, foram registrados mais de 600 mil downloads nas lojas.

Fechar [X]
Fechar [X]

Viver Bem

Viver Bem tem aumento no número de acessos

O ano de 2015 também foi o momento de avaliar se as estratégias utilizadas no ano anterior surtiram efeito. Uma delas foi a mudança da periodicidade do Boletim Viver Bem, que em maio de 2014 passou a ser quinzenal e não mais mensal. O principal objetivo da alteração foi aumentar o número de acessos ao canal. Ao comparar o mês de maio de 2014 com o mesmo mês em 2015, percebemos que as visualizações de páginas aumentaram de 54.185 para 110.446, um aumento de 103%. Além da mudança na frequência de envio, atribui-se o aumento também a outros fatores, como por exemplo, maior divulgação das matérias nas redes sociais da Unimed do Brasil e das Singulares, inclusive com posts patrocinados no Facebook e publicação do conteúdo no Boletim Mais Informações Comunicação.


Viver Bem em números

Boletim Viver Bem

O Boletim Viver Bem reúne as principais matérias publicadas no Canal. Com periodicidade quinzenal, o boletim traz sempre um conteúdo inédito que é recebido pelos assinantes antes da publicação no site. Em 2015, foram enviadas 24 edições para os assinantes que se cadastraram espontaneamente para receber o boletim. O ano fechou com 28 mil assinantes, o que representou 1.800 novos cadastros.


O envio dos boletins é realizado por uma ferramenta especializada que gera relatórios nos quais é possível avaliar o desempenho dos mesmos. Com base nos relatórios foi possível perceber que o Boletim segue o mesmo padrão de preferência dos leitores do Canal no que diz respeito ao tipo de conteúdo. As matérias sobre alimentação são as preferidas em ambos canais. A matéria mais lida do ano enviada pelo boletim foi “10 alimentos para substituir” publicada na edição de 8 de julho.



Fechar [X]
Fechar [X]

Comunicação institucional

Para divulgar as ações do Portal Unimed, a área de Comunicação elabora mensalmente o Boletim 1º Página, newsletter direcionada aos colaboradores do Sistema Unimed. O Boletim traz as principais realizações da empresa como lançamento de novas soluções, melhorias realizadas nas ferramentas existentes, cases de sucesso entre outros assuntos relevantes sobre a comunicação web no Sistema Unimed. O ano de 2015 fechou com cerca de 40 mil cadastros no boletim.


O Boletim Link Direto também é produzido pela equipe de Comunicação, no entanto tem formato impresso e é enviado bimestralmente aos representantes das sócias do Portal Unimed via Correios. Nele são enviadas informações sobre a utilização das soluções do Portal de forma personalizada para cada sócia.


Outra ferramenta utilizada para comunicação institucional é o Blog. Utilizando da estratégia de marketing de conteúdo, quando a empresa se apresenta como especialista no assunto ou mercado em que atua, o Blog traz semanalmente conteúdo sobre mídias digitais, comunicação digital e tendências em tecnologia.


Além dos canais produzidos, o Portal conta com a parceria da Unimed do Brasil na divulgação da empresa nos boletins institucionais da Confederação. Em 2015 a parceria se manteve e os conteúdos institucionais elaborados pelo Portal Unimed foram divulgados também nos Boletins Confidencial, Mais Informações Comunicação, Mais Informações Marketing, Mais Informações Gestão Estratégica, Mais Informações Intercâmbio, Mais Informações Tecnologia e também no Radar Unimed e na Revista Unimed BR, que divulgou uma matéria especial sobre tecnologia aliada à comunicação.

Fechar [X]
Fechar [X]

Infraestrutura

Duas empresas especializadas foram contratadas para uma consultoria no data center do Portal hospedado na Unimed do Brasil, a 4Linux (suporte aos servidores de aplicações) e Netsecurity (camada da segurança da informação e controle de acessos). Mudanças na infraestrutura de datacenter do Portal Unimed garantiram mais estabilidade aos produtos do Portal Unimed em 2015.

Fechar [X]
Fechar [X]

Relacionamento com os clientes

Em 2015 a área de Relacionamento com o Cliente registrou cerca de 20 mil atendimentos entre e-mails e contatos por telefone, 60% a mais do que no ano anterior. No total, foram pouco mais de 10 mil chamados registrados na ferramenta de CRM, e outros 10 mil atendimentos por telefone.


Novos clientes

Em 2015, o número de Unimeds que utilizaram algum produto do Portal chegou a 340, ou 96% das cooperativas do Sistema Unimed, 41 a mais do que em 2014, grande parte delas formada por novos clientes do Portal, que aderiram ao Guia Médico e Canal do Beneficiário desenvolvido para atender a RN nº 360, da ANS, sem custo adicional ao Sistema Unimed.


Treinamentos

A equipe de Relacionamento com o Cliente realizou constantes treinamentos das ferramentas implantadas com os usuários do Sistema, com o objetivo de capacitar os administradores e garantir a autonomia na utilização e atualização das soluções. Em 2015, foram realizados cerca de cinquenta treinamentos via Skype, videoconferência, telefone e mesmo presencial, 25% a mais que no ano anterior.


O tutorial em vídeo trouxe inovação aos treinamentos. O produto Pesquisas On-line foi o primeiro a ter o treinamento em vídeo, enviado para 130 pessoas e o suporte para o Canal do Beneficiário, lançado em outubro, também foi feito por vídeo para todos os administradores das 119 Unimeds que aderiram ao produto.

Fechar [X]
Fechar [X]

Gestão Administrativa


Gestão de Pessoas

Organograma - TI


Organograma - Comunicação e Marketing


Organograma - Relacionamento com Clientes


Organograma - Administrativo


Evolução do quadro de colaboradores

O quadro funcional do ano de 2015 fechou com 46 colaboradores e 4 estagiários. A efetivação de três estagiários melhorou a qualidade e reduziu o tempo de adaptação para novos colaboradores.


Benefícios

O Portal Unimed sabe reter seus talentos e atrair novos.


Treinamento e capacitação

Formar é investir no colaborador e assegurar o futuro da empresa.
Em 2015:

• Congresso de Mídias Digitais – Digitalks, oferecido pela empresa Moip
• Formação de líder Coach pelo Instituto Foco
• Congresso The Developers Conference (TDC) pela Virtual Office
• Treinamento plataforma Liferay
• Treinamento Requisitos Ágeis pela empresa Virtual Office
• E-social pela IOB Cursos
• XV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2015) – Sociedade Brasileira de Computação

Fechar [X]
Fechar [X]

Responsabilidade Social

Com mais ênfase ao longo dos últimos três anos, após a criação do Comitê de Responsabilidade Social, o Portal Unimed tem adotado de forma voluntária posturas, comportamentos e ações sociais e de sustentabilidade. Em 2015 duas novas campanhas integraram a agenda de ações do comitê, a arrecadação de mantimentos para um asilo em Florianópolis e a organização de uma rifa que angariou recursos para auxiliar na campanha Natal Solidário e na compra dos itens faltantes para o asilo.



Páscoa Solidária em Biguaçu/SC
Foram arrecadadas caixas de bombons e doces para entregar às crianças carentes do bairro Jardim Janaína, em Biguaçu. A entrega foi realizada no dia 31 de março de 2015.



Asilo Irmão Joaquim

Dia das Mães e Dia dos Pais
Em 6 de maio de 2015 e 7 de agosto de 2015 o grupo doou um pouco de tempo e muito carinho aos senhores e senhoras que vivem no Asilo Irmão Joaquim, em Florianópolis.


Campanha de arrecadação de mantimentos
• A publicação feita no Facebook dia 6 de outubro de 2015 teve mais de 1.600 compartilhamentos.
• Diversas pessoas se mobilizaram e fizeram suas próprias campanhas inspiradas na do Portal em Ação.
• Junto aos colaboradores do Portal Unimed arrecadamos centenas de mantimentos.
• Entrega no Asilo: 29 de outubro de 2015



Campanha do Agasalho

Arrecadação de roupas, calçados e demais artigos próprios para amenizar o frio no inverno. Os itens foram entregues para famílias carentes de Biguaçu no dia 16 de junho de 2015.



Ação entre Amigos (Rifa)

Em agosto de 2015 o grupo promoveu uma rifa visando arrecadar recursos para:
• Comprar mantimentos para o Asilo Irmão Joaquim.
• Comprar 31 cestas básicas para famílias carentes de Biguaçu.



Ajudo na Lata

• Mais de 330 mil lacres arrecadados ao longo de 2014 e 2015.
• Com o valor da venda dos lacres adquiriu-se uma cadeira de rodas.
• Ela foi doada para o Lar dos Velhinhos de Zulma, em São José, no dia 21 de dezembro de 2015.



Doações de Sangue

• 4 mobilizações no ano
• 30 doações realizadas



Natal Solidário

• Arrecadação de roupa, calçado, livro e material escolar para 31 crianças carentes.
• Organização de uma festa com doces, salgados, cama elástica, brincadeiras e a presença do Papai Noel.
• Entrega de 31 cestas básicas para as famílias das crianças carentes.

Fechar [X]