Dependendo do destino da viagem, há a necessidade de vacinas específicas. Certifique–se com antecedência se é o caso e, se surgirem dúvidas, peça a orientação do pediatra do seu filho.

Tenha alimentos para a criança petiscar, como frutas secas, bolachas de água e sal e barrinhas de cereais. E não se esqueça de levar água para beber, principalmente se a viagem for de carro.

Procure levar coisas para a criança se distrair, como papel e canetinhas, se ela gosta de rabiscar, e alguns de seus brinquedos. Contudo, dê preferência para aqueles que não fazem barulho, para não incomodar outras pessoas.

Em viagens com bebês, lembre-se de ter sempre em mãos objetos que podem ser úteis e necessários com frequência, como fraldas, mamadeira, remédios, pomadas, lenços umedecidos e mordedor.


Na bagagem de mão, coloque uma muda de roupas completa para trocar seu filho se for preciso.

Se houver diferença de horário entre o lugar de onde você veio e está indo, tente adaptar o sono da família desde dois dias antes de partir.

Prepare as malas de acordo com as características da cidade e dos passeios previstos. Pense na necessidade de levar, por exemplo, protetor solar e repelente.