Revista Unimed Edição 41

espera dos cooperados, conselheiros e dirigentes, bem como dos colaboradores, em termos de condutas pes- soais e condutas no ambiente de trabalho. Fala também sobre direitos humanos, discriminação e preconceito, segurança da informação, cuidados com a propriedade intelectual, uso da internet e redes sociais, cuidados com a marca, patrimônio e recursos utilizados nas ope- rações, relacionamentos pessoais, assédio, consumo de álcool e drogas, vestuário, saúde e segurança, Lança luz também sobre as condutas nas relações comerciais, em casos como conflitos de interesse, corrupção, brindes e favoreci- mentos. Descreve condutas relaciona- das ao público externo, sejam clientes, fornecedores, pessoas ligadas ao poder público, sindicatos, imprensa, concor- rentes, parceiros comerciais e a co- munidade em geral. Por fim, trata de condutas de sustentabilidade e ges- tão de ética. Treinamentos Os treinamentos são per- manentes dentro da Unimed Brusque e acompanham a ne- cessidade da Cooperativa. Espe- cialmente por oferecer a presta- ção de serviço na área da saúde, a preocupação com a qualidade do atendi- mento é tão discutida, refletida e ensinada. “Nos mantemos atentos às novidades do merca- do e buscamos tudo que é essencial para atuar com qualidade e excelência. Mapeamos de forma ampla as áreas que mais exigem atenção e oferecemos treina- mentos de nível organizacional. Capacitamos a equipe para atender os objetivos e a missão da Cooperativa”, comenta Inajara. Apenas no primeiro semestre de 2017, quase 1900 horas foram aplicadas em treinamentos, que atingiram 97% dos colaboradores da Unimed Brusque. “Nosso desafio é consolidar lideranças dentro do planejamento estratégico e oferecer esta perspectiva de aprendizado para o crescimento”, enfatiza Inajara. Equipe de Liderança Unimed – Programa ELU Depois de uma caminhada impecável como técni- co, o colaborador é promovido e se torna líder. Mas, todo aquele desempenho e carisma ainda não brilha como de- veria nesta nova função. Foi pensando em capacitar co- laboradores para a liderança que a Unimed desenvolveu o programa ELU, hoje composto por 18 responsáveis de áreas, que atuam no gerenciamento de pessoas. Segundo Inajara, a formação em grupo permite o alinhamento do trabalho e, também, apresenta de forma transparente o jeito Unimed de liderar. “São vários encontros coletivos ao longo do ano, dentro do horário do expediente. Apenas em 2018 estão previstas 51 horas de capacitação”, ressalta. Formação de Equipe de Liderança Unimed – Programa FELU Para quem já é um excelente técnico e vislumbra um cargo de liderança no futuro, a Unimed Brusque desenvolveu o Programa FELU. Através dele, os líde- res monitoram o desempenho da equipe e identificam talentos em potencial. Assim, mediante a aceitação do convite, o colaborador passa a receber formação sobre a metodologia de liderança praticada pela Cooperativa. “A intenção é formar a pessoa enquanto ela ainda não é um líder. Nos encontros são lançados desafios, ela vai recebendo a base e amadurecendo a ideia, até o mo- mento em que surge a oportunidade”, salienta Inajara. Segundo ela, não há meta vinculada ao número de participantes. Mas o volume de colaboradores inseridos no FELU também não pode ser expressivo para não ge- rar a frustração da espera pela promoção. Programa de Voluntariado Há cinco anos, a Unimed Brusque firmou uma par- ceria com a Junior Achievement, uma entidade sem fins lucrativos que estimula o voluntariado por intermédio da educação empreendedora. Desde então, os colabo- radores da Cooperativa têm a oportunidade de compar- tilhar suas vivências pessoais e profissionais dentro da sala de aula, para alunos de quatro escolas municipais. “São cerca de 30 colaboradores que atuam como voluntários. Este ano, inclusive, teremos a participação Os treinamentos são permanentes dentro da Unimed Brusque ARQUIVOUNIMEDBRUSQUE 11 COOPERAÇÃO UNIMED BRUSQUE

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==