Revista Unimed Edição 41

tados como qualquer outro da equipe, sempre respei- tando as suas limitações”, completa Camile. A edição de 2016 da Semana da Diversidade traba- lhou a sensibilização através do idioma de Libras e do Braile, além de contar novamente com uma palestra da Talento Incluir. Já em 2017 os colaboradores da Unimed Brusque puderam refletir sobre o racismo e os conflitos entre gêneros e gerações. “O objetivo era deixar claro que as contratações acontecem por competência e que todos merecem respeito. Além disso, podemos aprender uns com os outros quando a diversidade é aceita sem con- flitos”, enfatiza Inajara. Para este ano, a proposta da Semana da Diversida- de é trabalhar a sustentabilidade em seus três pilares: social, econômico e ambiental. Gestão por competência Também relacionada com a Unimed Brasil, a ava- liação dos colaboradores na Cooperativa de Brusque é pautada pela gestão por competência. O estudo para esta implantação começou em 2015, foi efetivado dois anos depois e está sendo executado pela primeira vez em 2018. Das 11 competências elencadas pela Unimed Bra- sil, os colaboradores de Brusque puderam escolher cin- co que consideram fundamentais para alcançar resulta- dos. Foram listadas: intercooperação, comunicação, foco no cliente, foco no resultado e melhoria contínua. “No ano passado realizamos várias oficinas, em três dias com horários diferentes, para que os colabo- radores pudessem buscar mais entendimento sobre os cinco temas, já que este ano eles seriam avaliados”, lembra Inajara. Através de um sistema informatizado, colaborado- res e líderes puderam fazer uma avaliação de desem- penho. O setor de Gestão de Pessoas ficou responsá- vel pela calibração do resultado, apresentado em um encontro do líder com o seu liderado, já objetivando a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). “As avaliações encerram em agosto e no mês se- guinte já reiniciam os ciclos. A meta agora é elevar três competências para um novo patamar, em busca de me- lhores resultados. Hoje, de acordo com a pesquisa, 44% dos colaboradores atendem os requisitos e 19% supe- ram as expectativas. Muito provavelmente serão esses os novos candidatos do FELU”, observa Inajara. Premiações Com um trabalho tão comprometido com a qualidade e sempre em busca dos melhores resultados, é bem natural que a Unimed Brusque acumule algumas premiações. O reconhecimento nada mais é do que a certeza de trilhar o caminho certo, com a alegria de fazer sempre mais e melhor para clientes e cooperados. Apenas em 2017 cinco prêmios foram concedidos à cooperativa, que foi classificada entre as 10 melhores operadoras de Plano de Saúde de SC, com nota do IDSS (ANS): 0,847. - Prêmio Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade - Prêmio Interação Operacional Intercâmbio SC - 2017, Categoria Médio Porte – Selo Ouro - Programa Cliente + Intercâmbio - Campeã Categoria Médio Porte – Selo Prata - Prêmio de relacionamento com o Cliente 2017 – 02º Lugar em nível Brasil - Em 2017 os vendedores ficaram em 3º, 4º e 9º lugar no estado na categoria médio porte no Prêmio Destaque em Vendas Planejamento estratégico participativo Em 2018 está sendo revisado o Planejamento Es- tratégico da Unimed Brusque, que deverá seguir em vi- gor até 2022. “É uma metodologia gerencial que permi- te estabelecer a direção a ser seguida pela organização para o alcance e a manutenção da vantagem competiti- va. O processo de Planejamento Estratégico estabelece como gerenciar os fatores do ambiente externo e in- terno para aumentar a competitividade da organização, resultando na definição de metas e planos para atingi- -las”, esclarece Inajara. A revisão do documento deve ser finalizada ainda em agosto e envolve o Conselho de Administração, Dire- toria Executiva, gerência, coordenadores e colaborado- res responsáveis pelas áreas produtivas e operacionais. “A base é o aprendizado e crescimento para desen- volver o potencial humano, atrair e reter talentos e me- lhorar o clima organizacional”, destaca. 13 COOPERAÇÃO UNIMED BRUSQUE

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