Revista Unimed - Edição 44

V ocê provavelmente já viu alguma mãe impressionada com o desempenho do fi- lho pequeno no comando de complexos aplicativos e jogos de celulares. De forma intuitiva, eles acessam o conteúdo e nave- gam pela rede, entretidos e silenciosos. Mas o que pare- ce ser uma ferramenta de valor cognitivo se revela como um risco para o desenvolvimento global, para a interação social e, inclusive, para a própria saúde. “A recomendação de exposição à mídias para crianças menores de dois anos é tempo zero, pois as evidências de pesquisa mostram que a interação social com os cuidadores são mais eficazes e estimuladoras para o desenvolvimen- to da linguagem, da inteligência, da interação social e das habilidades motoras, além de proporcionar momentos de aprendizado global, capacidade de resolução de problemas e habilidades de controle emocional, tornando a criança um adultomais saudável e resiliente”, explica omédico pediatra, Dr. Silvio DavidMonarim. Segundo ele, após os dois anos completos até os cinco anos, a recomendação é de uma hora por dia, ou seja, soman- do-se o período diário que a criança permanece na televisão, celular, tablet ou videogame. “Acima dessa idade é recomen- dável o tempo de duas horas. Vale ressaltar que o acesso deve ser monitorado e permitido apenas o que é liberado para cada idade, respeitando a classificação indicativa, além de se evitar conteúdos de violência, sexual e de comporta- mentos inadequados”, afirma omédico pediatra. De acordo com Dr. Silvio, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através dos departamentos científicos de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento e Saúde Escolar, entende que a tecnologia, quando usada de forma adequada e apropriada, é uma ferramenta que podemelhorar a vida diária das crianças e ajudá-las em todas as facetas do desenvolvimento. No entanto, quando usada de forma abusi- va ou semplanejamento, pode ocupar o espaço de atividades importantes para o desenvolvimento infantil, como brincar, interagir com familiares e amigos, praticar exercícios físicos, CONECTADAS Crianças Conheça os benefícios e riscos que envolvem o uso de tecnologia As psicólogas da Unimed Brusque, Rosangela Ribeiro e Rubia Camila Richter, coordenam o programa “Interagindo com o Universo Infantil”, que ensinam os pais sobre as fases de desenvolvimento dos filhos FOTOS:GUÉDRIAMOTTA 16 COOPERAÇÃO UNIMED BRUSQUE

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