Manual de Boas Práticas da Rede Prestadora

04 05 1 – INTRODUÇÃO A Unimed Campos, visando a melhoria contínua das rotinas de trabalho e da relação existente entre a Operadora e a Rede Prestadora, criou o setor de Gestão dos Prestadores de Servi- ços que irá nortear as ações de sua Rede Prestadora. A área de Gestão dos Prestadores de Serviços, objetiva buscar e disponibilizar rede de atendimento qualificada para seus beneficiários, promovendo ações de qualificação dos seus prestadores de serviços credenciados, disponibilizando informações quanto ao credenciamento, controlando, ana- lisando os registros de atendimentos, realizando visitas de acompanhamento e controlando os documentos. Nesta iniciativa de facilitar o trabalho de todos os Pres- tadores de Serviços da Unimed de Campos, iremos tratar neste manual temas como Qualificação dos Serviços de Saúde; Auditorias; Importância, Confidencialidade e arquivo dos Prontuários; Atendimento com Qualidade e Gerencia- mento de Riscos e Segurança do Paciente; Acreditação da Rede Prestadora, entre outros. 2 –QUALIFICAÇÃODOS SERVIÇOS DE SAÚDE Esta prática vem de encontro com a necessidade do mercado em se buscar constantemente a qualificação e do cumprimento da RN 267/11 da ANS, que diz que a operadora de plano de saúde precisa divulgar a qualificação de sua rede prestadora para os seus beneficiários e a própria ANS. Este programa tem como objetivo o uso de indicadores de monitoramento de qualidade assistencial e o apontamento dos padrões de referência que possibilitarão o desenvolvimento da melhoria contínua nos processos em busca dos melhores resultados em saúde. Para isso, a resolução define que cada prestador esteja inserido nos seguintes atributos dequalificação: a) Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora; b) Participação no NOTIVISA da ANVISA; c) Participação no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar – QUALISS. A adesão por estes programas de qualificação, por parte do prestador, é livre, porém a Unimed de Campos tem como objetivo atingir os prestadores na sua totalidade. Pretendemos com isso, garantir uma maior segurança e confiabilidade nos atendimentos, aprimorando a capacidade de escolha dos beneficiários, fortalecendonossarelaçãodeparceria, umavezqueadivulgação por parte da Operadora (Unimed) seráobrigatória. 2.1 – Acreditação Conforme definição da Organização Nacional de Acreditação – ONA é “um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, volun- tário, periódico e reservado”. O principal objetivo da acreditação é buscar a melhoria contínua nos processos, com análises e aplicações de metodologias, que visam à busca pela excelência.

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