Relatório de Gestão 2017 | Unimed Campos

66 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR [G4-LA5][ASPECTO MATERIAL] A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA é estruturada por um grupo de colaboradores, escolhidos por um processo misto de votação e indicação do empregador que se dispõem a tratar da prevenção de acidentes do tra- balho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança dos profissionais atuantes. Regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho -CLT referido nos artigos 162 a 165 e complementado pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho Brasileiro, seu principal objetivo é fazer com que empregadores e em- pregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Durante o ano de 2017, diversas importantes ações foram desempenhadas pelos integrantes da CIPA, visando contínua melhoria do comportamento preventivo e real proteção dos colaboradores em seu ambiente de trabalho. INSPEÇÃO CIPA/SESMT São visitas sistematizadas aos postos de trabalho, realizadas por membros da CIPA e supervisionada por um integrante do SESMT, obedecendo um cronograma preestabelecido, lançando mão de um checklist com pontos a serem observados com visão holísti- ca para apontar as não conformidades encontradas. O resultado, dessas inspeções é apresentado nas reuniões mensais em forma- to de relatório onde são estudadas as melhores opções para cada situação encontrada e são construídas estratégias para sanar as ocorrências, evitando acidentes ou situações geradoras de prejuízo a saúde do colaborador.

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