Relatório de Gestão 2017

47 2.3 NOSSOS CLIENTES Nathércia Abrão Diretora de Provimento de Saúde “Seguimos construindo um modelo de assistência à saúde eficiente para en- frentar o atual cenário. Primeiro, é ne- cessário cuidar do paciente de maneira integral, conhecer o seu perfil de maneira ampla. O centro da atenção é o paciente! Segundo, dar ênfase na medicina pre- ventiva. Cuidar da saúde PARA PREVE- NIR DOENÇAS! O cuidado fragmentado, a distante relação médico-paciente e o atendimento feito por profissionais que, muitas vezes, não conhecem a saúde do paciente já não funcionam mais. Se o modelo assistencial não se tornar inte- gral, todas as políticas e ações, públicas ou privadas, serão em vão.” NÚMERO TOTAL DE CLIENTES dez/16 118.496 dez/17 118.289 Queda – 0,174% O índice de queda no número total de clien- tes é inexpressivo e tem explicações. Em 2017, a Unimed Juiz de Fora ainda sentia o reflexo da crise econômica que o Brasil en- frentava. Além disso, a operadora fez uma mudança de posicionamento de mercado, passando a focar, sobretudo, nas pequenas e microempresas. Foi, ainda, uma estratégia de mercado, com vistas à rentabilidade das carteiras. G4-14

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