Ampla Edição 49

forma, geram ainda um desconforto muito grande, levando as pessoas a procurarem outro colega. Isso é um estressor do vínculo com o médico de família e, infelizmente, as pessoas em geral não estão preparadas para discutir com seus médicos, preferindo quase sempre buscar alguém que simplesmente corresponda ao seu anseio”, destaca. Na opinião dele, a medicina de família ainda está muito desvinculada das outras especialidades. “Ainda estamos engatinhando em relação à cooperação mútua do cuidado. Poucos especialistas conhecem nosso trabalho. Na maioria, são jovens que tiveram algum contato na faculdade ou conhecem alguém que faz medicina de família”, avalia. Ainda de acordo com o médico, existem já alguns profissionais que por ética respondem aos encaminhamentos, e isso ajuda bastante, mas ainda enfrenta-se uma dificuldade razoável emmanejar os pacientes em conjunto. “Alguns especialistas, no entanto, preferem nossa companhia no cuidado, pois entendem que isso garante a melhor satisfação do paciente e apoio emmomentos que eles não têm disponibilidade de atender”, comemora. Na opinião de Bagatelli, houve visivelmente uma melhora de cuidado dos pacientes, que antes estavam soltos num mar de opções e sem apresentarem melhores resultados de saúde. “Vejo que os pacientes têm confiado mais no vínculo com seu médico, ajudando também a não se envolverem em práticas danosas para a sua saúde, inclusive aquelas que ocorrem pelo excesso de uso de tecnologia e medicamentos. Existe uma procura menor por pronto-socorro pelos pacientes cuidados por nós”, destaca. Avanços ______________ - Diminuição do risco de dupla conduta mé- dica sem coordenação, expondo o paciente desnecessariamente - Coordenação do cuidado no decorrer da vida, cuidando e tratando o paciente com doenças presen- tes e otimizando a prevenção - Equipe multiprofis- sional, proporcionan- do atendimento cen- tralizado e eficiente; - Exposição quater- nária reduzida, sendo utilizada somente em casos necessários e com a coordenação do médico de família - Adesão plena dos beneficiários da car- teira de funcionários da Unimed Curitiba em abril de 2017 desafios ______________ - Aspectos culturais na aceitação do modelo assistencial, pois o pa- ciente é acostumado à realização de exames, muitas vezes sem ne- cessidade e consultas com médicos especia- listas por sua própria conduta - Apoio político - Conhecimento técnico da equipe de saúde, gestão dos pacientes, de forma a promover a coordena- ção do cuidado efetiva e estabelecimento de vínculo Alexander Cassiano Pereira Antico , 42 anos, consultor, é paciente APS desde dezem- bro de 2014 e só tem a agradecer ao modelo de atendimento. “Disponibiliza de uma equi- pe qualificada desde a recepção até aos pro- fissionais de saúde, atendimento personali- zado para toda a minha família. Meus filhos adoram o nosso médico de família, todos têm nos acolhido sempre que necessário”, disse. Como sugestão de melhoria, ele indica a ampliação no número de profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Adriana de Fátima da Paz dos Santos , 38 anos, analista de Contas Médi- cas, também é atendida na APS desde a sua inau- guração. Ela destaca o cuidado humanizado por todos da equipe e como sugestão de melhoria indica a ampliação da agenda dos profissionais. Antonio Agnaldo Zelner , 48 anos, analista de Sistemas gosta muito do atendimento. “A ideia é muito boa. Ter alguém que lhe acompanha e gerencia cer- tas coisas para você. Como, por exemplo, solicitar um exame porque está na hora de realizar, sem a necessidade de você ter que fazer alguma consulta para solicitar tal exame”, avalia. 17 AMPLA • ABR/MAI/JUN 2018 |

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==