Ampla Edição 55

ARTIGO Valor em saúde O que é valor em saúde? Na saúde, va- lor é um conceito com diferentes conotações, o que dificulta sua compreensão e adequada utilização e por isso ele é relativamente pouco mensurado. Podemos resumir valor em saúde como sendo o melhor resultado obtido na as- sistência com o mesmo nível de investimentos. O segredo para criar valor para o cliente está no cuidado aos detalhes, assim como o trabalho de um artesão. Coloque-se na posi- ção de pessoa que você tem que atender, en- tenda suas expectativas, suas necessidades reais e encontre um processo ideal, aquele que você desejaria, se estivesse no lugar dela. Além de tornar a jornada do cliente mais rápida e tranquila e menos trabalhosa e es- tressante, a tarefa é explicitar o valor em al- guns elementos: • Valor da imagem (marca); • Valor do pessoal – competência da equipe em dar a devida atenção ao cliente; • Valor dos serviços – o nível da assistência, o acolhimento ao cliente, a velocidade de res- posta a chamados e outras atividades seme- lhantes são fundamentais. Criar valor para o cliente é um trabalho con- tínuo de adicionar benefícios percebidos sem aumentar custos. “A competição na assistência à saúde tem que se transformar numa compe- tição baseada em valor, focada em resultados. Essa é a melhor, e a única, forma de promover melhorias sustentáveis em qualidade e efici- ência”, lembra-nos Michael Porter, especialis- ta e autor de vários estudos sobre o tema. Segundo ele, “a competição baseada em valor e focada nos resultados é uma competi- ção de soma positiva, com a qual todos os par- ticipantes podem se beneficiar”. É a equação ganha-ganha. O valor em saúde deve ser medido na inte- gralidade da Jornada do Paciente. Quando pres- tadores, pessoas jurídicas e físicas ganham por entregar valor percebido com maior eficiência, toda a cadeia se beneficia, pacientes, profissio- nais de saúde e, também, operadoras Unimed. Para apoiar esses novos papeis que adicio- nam valor, todo nós (operadores de saúde) te- mos que mudar nossas estratégias, estruturas organizacionais, práticas operacionais e formas de se relacionar com prestadores e clientes. Esses passos estão exigindo mudanças substanciais, também na Unimed. Porém, eles são viáveis e já estão em andamento, tais como: a estruturação de um novo modelo as- sistencial –APS; a implantação, em parceria com a rede hospitalar, da metodologia DRG e o programa de qualificação denominado Se- gurança em Alta; a incorporação de inovações tecnológicas por meio de aplicativos do coo- perado, do cliente e de gestão da saúde do be- neficiário - QUER; entre outros. Ao entendermos que “a Unimed nasce no cooperado e se completa em nossos clien- tes”, conceito desenvolvido no seio de nosso NDH – Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Paraná, enfatizamos a importân- cia que esses dois públicos têm em todas as ações que desenvolvemos com o objetivo final de agregar valor. Paulo Roberto Fernandes Faria Presidente da Unimed Paraná e Unimed Mercosul 46 AMPLA OUT/NOV/DEZ 2019

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==