Revista AMPLA - Edição 52

CONSULTA Seguindo a tendência mundial, o Brasil aprovou uma lei que protege os dados pessoais repassados por consumidores para empresas e prestadoras de serviços, tanto no formato físico quanto digital. O QUE VOCÊVAI LER Desafios Apesar das boas práticas já existentes no Sistema Unimed Paranaense, o coordenador jurídico da coo- perativa acredita que implantação de um sistema de gestão da segurança da informação será um grande de- safio. “Será um processo trabalhoso, mas já estão pro- gramados workshops , treinamentos e investimentos para que estejamos plenamente adequados com a nova legislação quando da sua entrada em vigor”, salienta. Para Sheila, o prazo de 18 meses concedido para as empresas se adequarem à legislação pode se apresen- tar como dificuldade. Segundo ela, o prazo é bastante exíguo para a adoção e implementação de todas as me- didas e boas práticas exigidas pela legislação e o Bra- sil talvez não esteja preparado para o integral cumpri- mento da Lei, mas será preciso empregar esforços para adaptar-se devido à seriedade do assunto. “A sociedade em rede considera a alta tecnologia e a informação capitais essenciais da nova economia. Da- dos aparentemente inofensivos, quando tratados e cru- zados, podem revelar mais sobre as pessoas do que elas imaginam: como seus hábitos, locais que costumam frequentar, condições de saúde, preferências de consu- mo dentre outros aspectos da sua vida íntima”, ressalta. Ulisses Ferreira, coordenador da Assessoria Jurídica da Unimed do Estado do Paraná Sheila Leal, professora de Direito Civil e Direito Eletrônico da PUCPR JANEIRO-MARÇO 2019 AMPLA 35

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