Revista Ampla 67

20 AMPLA OUT / NOV / DEZ 2022 muito fácil migrar para outras áreas. Varejistas passaram a ser postos de carregamento de veículos elétricos. Grandes e-commerces agora apostam na área de saúde. O mercado não permite que você espere”. Na área da saúde, essa integração começa já no momento do cadastro. É necessário fazer mais que um cadastro dentro do mesmo sistema de saúde, por exemplo? Ou nós, como Unimed, podemos integrar dados e evitar que o beneficiário refaça fichas e cadastros a cada passo que dá dentro do Sistema? Esse mesmo pensamento pode ser aplicado em relação a prontuários, pedidos de exame, questões como receita de remédios, entre outras situações. “Nós estamos cada vez mais conectados e, enquanto isso, são as máquinas que têm tempo de aprender. Não é o momento de repensar como utilizamos o nosso tempo, e como ocupamos o tempo de nossos clientes com processos complexos e desnecessários?”, finaliza, provocando a reflexão de todos os participantes. Para tanto, um dos principais combustíveis da tão desejada transformação é o estado de inquietação. Verdadeiramente se incomodar com o processo que cada cliente passa, buscando a solução. Conforme comenta Igreja, de nada adianta entrar em estado de negação e achar que esses problemas não acontecem na sua empresa. “Às vezes, são coisas simples. Sua empresa tem um estacionamento acessível, ou você acredita que ele é acessível pois tem uma vaga de diretoria te esperando? E se você fosse ao local como um cliente, sem nenhum tipo de privilégio, continuaria sendo fácil estacionar? Isso é experiência do cliente, e isso é se importar com os problemas desde a ponta”. Além disso, falando especificamente de tecnologia, um ponto crucial é investir na capacidade de gestão dos dados coletados, visando menos desperdício do futuro. Isso pode ser feito a partir da integração de tecnologias, otimização a análise de dados e sua aplicação em soluções práticas, que facilitem os processos. “Outro detalhe é que não tem mais empresa de um setor ou de outro. Hoje, é Sob o tema “Evidências do Mundo Real para Gestão de Saúde Baseada em Valor”, com moderação do médico Fernando Carbonieri, da Academia Médica, o segundo painel do E-saúde debateu os dados dentro do setor da saúde, as melhores práticas para utilizar evidências científicas, e a Inteligência Artificial (IA) aplicada à saúde. Quando falamos em dados, é importante frisar que, cada vez mais, a base de conhecimento médico se multiplica com mais velocidade. Em 1950, a estimativa era que essa duplicação acontecia em um período de 50 anos. Hoje, o mesmo volume é registrado em apenas 73 dias. “Dentro desse cenário, como é possível tomar uma decisão em um mar de dados, e como selecionar as melhores evidências?”, questiona Sandro Marques, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e consultor de dados e research collaborator para a equipe de cirurgia de sono na Escola de Medicina de Stanford. Temos que eliminar os labirintos. Basta olhar para grandes empresas que, com o passar do tempo, se tornaram complicadas demais e perderam mercado Arthur Igreja MEDICINA E EVIDÊNCIAS: COMO OLHAR PARA O FUTURO? LOUISE F IALA E LANA MARTINS Dados, genética e sistemas de suporte foram debatidos pelos profissionais Uma estratégia interessante é a análise dos Dados do Mundo Real (RWD), coletados por meio de dispositivos inteligentes, como relógios e outras interfaces. “As jornadas, no entanto, são geralmente incompletas. Assim, o segredo está em trabalhar com as jornadas dessa maneira, buscando relações dentro dos dados que temos”, diz. Conforme Marques, um exemplo de análise é a relação do consumo do plano de saúde e uma possível doença crônica, ou o impacto de um antibiótico, prescrito em um tratamento, em um fator de risco pré-existente. “Temos que aprender a fazer perguntas baseadas na análise de dados, com a consciência de que nem sempre as evidências coletadas são válidas para todas as faixas etárias, gêneros, etc”. A gestão dessas evidências no suporte à decisão clínica também foi abordada pelo médico e consultor de inovação e tecnologia do Hospital AC Camargo Cancer Center, Carlos Sacomani. Assim como em outras áreas, ESPECIAL

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