Revista Ampla 67

24 AMPLA OUT / NOV / DEZ 2022 A SAÚDE É TEC Soluções tecnológicas revolucionam o dia a dia de quem cuida e de quem é cuidado Robôs que parecem humanos, carros voadores, holografias… os filmes de ficção científica nos deram muito o que imaginar sobre como seria um futuro tecnológico. Entretanto, ele é muito menos mirabolante e já chegou. Na maior parte do tempo, essa tecnologia está na palma da nossa mão. Uma das definições de tecnologia é que elas são as soluções e ferramentas criadas pelo ser humano para solucionar problemas e tornar processos mais eficientes. Na saúde, isso se materializa em teleconsultas, banco de dados de pacientes, intervenções mais precisas e outros. Depois da pandemia, a necessidade por alguns desses serviços aumentou e a Unimed Paraná se prontificou a atender essa demanda. Por trás disso, há a equipe de TI pensando soluções para um sistema de saúde mais moderno, tecnológico e seguro. Segundo o médico Omar Genha Taha, diretor de Inovação e Desenvolvimento, a Unimed Paraná hoje tem soluções exclusivas, desenvolvidas na Federação, como um sistema de gestão de operadoras, o Nótus, que já vem sendo utilizado por oito das 22 Singulares do estado, e um sistema próprio de CRM (relacionamento com o cliente), adotado pela maioria das Singulares do Paraná. Há também os apps (aplicativos) que são desenvolvidos internamente e disponibilizados para todas as unidades do país. Hoje, 70% dos que estão em uso nas unidades da Unimed no Brasil são produzidos na Federação do Paraná. Um exemplo dessas soluções é o aplicativo para os médicos-cooperados, o qual contém informações como dados sobre a saúde financeira da cooperativa, eventos internos, especializações, eleições internas, acesso aos dados do paciente, resultados de exames, etc. “Isso gera uma economia de recursos. Afinal, em vez de ficar repetindo exame e consulta em um espaço curto de tempo, o profissional de saúde consegue acessar aqueles dados já disponíveis no sistema. Além disso, temos o RES (Registro Eletrônico de Saúde), que combina todos os dados laboratoriais de análises clínicas e de imagem possibilitando uma transferência dessas informações tanto das Singulares para a Unimed do Brasil como para o próprio usuário. Nossas soluções facilitam muito a vida dos nossos clientes”. Tais clientes, segundo Taha, envolvem não só o médico cooperado, mas também o colaborador interno, o prestador de serviço e o próprio paciente que, além das teleconsultas, já consegue fazer agendamentos de forma digital e customizar a experiência dentro dos apps. TECNOLOGIA TALISSA MONTEIRO A vida está cada vez mais tecnológica. Na saúde, isso se materializa em teleconsultas, banco de dados de pacientes, intervenções mais precisas e outros. Depois da pandemia, a necessidade por alguns desses serviços aumentou e a Unimed Paraná se prontificou a atender essa demanda. Por trás disso, há a equipe de TI pensando soluções para um sistema de saúde mais moderno e tecnológico. O QUE VOCÊVAI LER

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