Cartão de Acompanhamento Puericultura

42 • Emite sílabas repetidas (mama/papa). • Imita sons produzidos por outras pessoas. • Surgem as primeiras palavras com significado. • Aponta para pedir as coisas. • Executa ordens simples com gestos. • Brinca com objetos e os pega de volta quando caem. • Entende o “não”. • Grita quando quer chamar atenção do outro. • Repete palavras emitidas pelo outro. • Compreende o significado de mais palavras e nomeia objetos conhecidos, aumentando dessa forma seu vocabulário. • Imita o que os outros fazem. • Emite onomatopéias (au/au,miau,brum,etc...). • Brinca com brinquedos. • Usa o próprio nome. • Forma frases de dois ou tres vocábulos. • Fala enquanto brinca e cria brincadeiras. • Pede quando quer algo. • Forma frases de até três vocábulos. • Quer saber os nomes das coisas. • Propõe brincadeiras. • Já compreende histórias. • Forma frases mais complexas, mantendo diálogos curtos. • Faz uso de pronomes possessivos e refere-se a si mesma como “eu”. • Tenta contar fatos e pede explicações sobre acontecimentos. • Interage por um tempo com outras crianças. • Emite sons silábicos. • Balbucia sílabas repetidas. • Imita sons feitos por outras pessoas. • Reage a sons familiares e grita para conseguir atenção. 9 a 12 meses: 12 a 18 meses: 18 a 24 meses: 24 a 30 meses: 30 a 36 meses: 6 a 9 meses:

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==