Cartão de Acompanhamento Puericultura

43 Aos quatro anos já se expressa bem por frases, embora seu vocabulário ainda seja restrito. Nesta fase, é comum a criança apresenta exitações, bloqueios e repetições na fala (a chamada “disfluência fisiológica”, muitas vezes confudida com a “gagueira”). É um período normal no desenvolvimento infantil da linguagem, onde a criança quer se expressar, contar fatos, porém tem pouco vocabulário. Mas lembre-se este período deve durar pouco tempo. Ainda nesse período, é comum a criança apresentar trocas de sons na fala, principalmente os sons “R” e “L” em final de sílabas, palavras, ou em grupos consonantais, como em: pegaR, maRtelo, bLusa, pRato. É importante falar sempre de forma correta para que a criança possa adequar e corrigir sua fala. As causas mais comuns das trocas na fala, são as perdas auditivas temporárias (otites de repetição) ou permanentes. Além disso, a alimentação inadequada, a manutenção de hábitos como a sucção digital ou uso prolongado de chupeta e/ou mamadeira, que comprometem o desenvolvimento correto da face, dificulta a produção de alguns fonemas (sons). Ao final do quinto ano de vida, a criança deve ter sua fala e linguagem bem desenvolvidas, sem trocas articulatórias, para que desta forma, possa iniciar tranqüilamente o processo de alfabetização sem apresentar dificuldades na relação dos sons com as letras e com a sua significação. Em caso de dúvidas, procure um fonoaudiólogo.

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