Conexão Cooperado | Nº 18

9 CONEXÃO COOPERADO F ANO III F Nº 18 Última hora Cooperativa destaca-se na utilização da Filosofia Lean A Unimed Santos teve espaço des- tacado na edição 2019 do Lean Digital Summit (12/09, no Cubo), evento de âm- bito internacional, promovido pelo Lean Institute Brasil. O destaque é por ter sido uma das vencedoras do “Compartilhe seu A3”, seleção que faz referência ao uso de ferramenta da filosofia Lean, que ajuda as organizações a superar desafios e desenvolver pessoas. A Unimed Santos concorreu com es- tudo denominado “Aumentar a eficiência e a prontidão na entrega das solicitações enviadas à área de Tecnologia da Infor- mação (TI)”. O resultado foi a elaboração de propostas, contramedidas e recomen- dações, alémda definição de umplano de ação. Também foram elencadas estraté- gias de acompanhamento, para verificar o impacto das ações e identificar eventu- ais problemas remanescentes. O A3 da Unimed Santos permaneceu exposto em uma área especial do Lean Digital Summit 2019, destinada aos ven- cedores. A Unimed Santos destacou-se ao lado de empresas de grande porte, como Vale, São Francisco Sistema de Saúde, Grupo Fleury e MWMMotores. MÉRITOS Para definir os vencedores do A3, vá- rios parâmetros foram levados em conta, entre os quais, a contextualização (relação do A3 com a necessidade do negócio), a coerência (adequação do escopo do proje- to aos problemas identificados) e a coesão (estrutura lógica do raciocínio e conexão entre os diferentes campos do A3). Também foram critérios de avaliação a relevância, que avaliou os resultados alcançados, e os impactos na organiza- ção; a apresentação, que levou em conta a capacidade de comunicar visualmente as ideias; a criatividade, com foco na sim- plicidade, originalidade, eficácia e viabilidade das contramedidas. No aspecto objetividade, ve- rificou-se se as ideias estavam apresentadas de maneira clara, di- reta e concisa. ANDAMENTO A premiação é produto de um ano e meio de trabalho. O Lean começou a ser introduzido na Unimed Santos em fevereiro de 2018, com a Jornada Lean de Atendimento. Recentemente, todos os líderes e facilitadores da Cooperativa par- ticiparam de treina- mento sobre o pen- samento Lean, e uma etapa importante terá sequência: estão sendo confecciona- dos os Hoshin Kanri de todas as áreas. O Hoshin Karin é um processo do pla- nejamento estratégico, relacionado com objetivo e metas. Na sequência, será realizado o mapeamento de todos os processos, seguindo a metodologia Lean. DIGITAL SUMMIT O Lean Digital Summit reuniu pa- lestrantes e apresentou casos de su- cesso do Brasil, da Inglaterra, da Ale- manha, da França, da Austrália e dos Estados Unidos. A proposta foi apre- sentar como a filosofia Lean potenciali- za a transformação digital, impulsiona a inovação e cria valor, para os melhores resultados. TRANSFORMAÇÃO “Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Trouxemos a filoso- fia Lean para a nossa Cooperativa pelas evidências de que esse conhecimento é transformador e traz resultados consistentes. Estamos conseguindo aprimorar nosso modelo de gestão e temos consciência da necessidade de melhoria contínua”. Claudino Guerra Zenaide Diretor-presidente BENEFÍCIOS “A forma como conduzimos e os resultados foram diferenciais da Unimed Santos. Nossa conquista tem relação também com a per- feição na utilização da ferramenta e os benefícios que obtivemos. Temos o propósito de criar valor para o cliente. Vamos mapear os fluxos de valor e confeccionar os acordos de níveis de serviços, melhoria contínua, que a filosofia Lean denomina Kaizen”. Juliane de Lima Gallego Coordenadora de Qualidade Lideranças representaram a Unimed Santos no evento internacional, e a coordenadora de Qualidade, Juliane Gollego explicou o A3 para participantes

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==