Relatório de Sustentabilidade | 2019-2020

Desde a edição da Lei nº 9.656/98, que regulamenta o mercado de saúde suplementar e as atividades das operadoras de planos de assistência médica, a Unimed Santos comercializa produtos em total conformidade com as instruções normativas editadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), observadas as coberturas mínimas asseguradas pela lei e a exigênciade autorizaçãopréviapara comercializaçãodoproduto. Quanto aos planos de saúde contratados antes da vigência da Lei nº 9.656/98, aUnimedSantos tem incentivado os clientes a promoverem a adaptação do plano antigo às novas regras ou a migraçãoparaumplanonovo. Observe-se que, mesmo não estando adaptados às novas exigências, os antigos contratos observam o Código de Defesa do Consumidor e legislação correlata, e são rigorosamente respeitados pelaUnimedSantos. Direitos do Consumidor GRI = PR2 Nossos Prontos Atendimentos dispõem da seguinte estrutura/serviços: ProntoAtendimento24h O cliente Unimed Santos tem à sua disposição serviços próprios de Pronto Atendimento para adultos e crianças. Os Prontos Atendimentos contam com equipes capacitadas de médicos e enfermagem, aptos a realizar atendimentos de emergência, 24 horas por dia. De modo a garantir o melhor atendimento de cada paciente, o Pronto Atendimento de Santos introduziu critériode classificaçãode risco, desde outubrode 2016, baseadonoProtocolodeManchester. Com a adoção do protocolo, os pacientes são classificados de forma preliminar, conforme a gravidade do caso, antes do atendimento médico. Enfermeiros realizam uma pré-avaliação dos pacientes e os classificam, conforme o Protocolo utilizado em âmbito mundial, de acordo comcincocores. Temos duas unidades, uma emSantos e outra emPraiaGrande. Atenção à Saúde GRI = PR5 Todo atendimento é feito em uma única área. Os exames de laboratórios e Raios-X são realizados dentro do Pronto Atendimento, praticamente sem deslocamento, garantindo conforto e agilidade. Caso haja necessidade de internação, o paciente é encaminhado diretamente aumhospital da rede credenciada. Atendimento 24 horas Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Infantil Estrutura Posto de Enfermagem Raios-X Sala de emergência Sala de Inalação (Adulto e pediátrica) Salas de suturas, curativos Salas de medicação e observação (isolamento, repouso breve e prolongado) Atendimento Quimioterapia O Ambulatório de Quimioterapia atende em média 568 pacientes oncológicos por mês, para administração de quimioterapia, e 268 pacientes para dispensação de quimioterápicos via oral. O atendimento no setor é multiprofissional e a equipe de enfermagem composta por 01 enfermeira coordenadora, 04 enfermeiros assistenciais, 01 técnica de enfermagem, 01 coordenadormédico, 04 farmacêuticos, 01 assistente social, 01 psicóloga, 02 recepcionistas e 01 auxiliar administrativo. Todo paciente atendido no setor passa por consulta de enfermagememsua primeiravez, bem como nos atendimentos subsequentes, para levantamento de necessidades, orientações e acompanhamentodurante seu tratamento. Há total controle para verificar possíveis intercorrências relacionadas aos efeitos tóxicos do tratamento, que levariam à suspensão do mesmo ou à necessidade de internação, de forma a garantir a segurançados pacientes. 37 38

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==