É preciso ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele utilizando água. As maquiagens comercializadas como brinquedos (por exemplo, as destinadas para bonecas) não devem ser usadas por crianças, pois não tem em sua fórmula ingredientes próprios para a pele infantil.


Crianças precisam usar xampus específicos, pois possuem agentes de limpeza mais suaves. O mesmo vale para os sabonetes, os infantis são mais apropriados para a pele delicada da criança. Em caso de contato com os olhos, os produtos devem ser retirados imediatamente, por meio de enxágue.


São permitidos aqueles à base de água, removidos sem precisar usar acetona ou removedor. O cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente dos esmaltes para adultos, pois não possuem solvente. É preciso estar atento às indicações de segurança no rótulo, inclusive sobre a indicação da faixa etária para uso do produto.



Eles podem ser coloridos, perfumados, ter efeito luminoso, etc. Orienta-se que sejam usados em crianças a partir dos três anos de idade e aplicados exclusivamente por adultos.