Notícias

Programa Viver Bem na Escola contempla mais de 130 alunos de Canoas

        20 de agosto, 2024

A edição de 2024 do Programa Viver Bem na Escola chegou mais uma vez na cidade de Canoas, atendendo os jovens do 7º, 8º e 9º ano da Escola Estadual Ensino Fundamental Augusto Severo, no bairro Niterói, entre os dias 12 e 15 de agosto. Ao todo, 131 alunos puderam acompanhar a palestra “prevenção à gravidez na adolescência”, que busca promover a educação sexual, reduzir os índices de gestação precoce e as taxas de abandono, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos jovens e suas famílias.

A iniciativa, promovida pela Unimed Central de Serviços, por meio do Comitê Responsabilidade Socioambiental (RSA), é realizada em parceria com o Instituto Unimed/RS, o Pipa Ideias e o Fundo Social do SESCOOP. Para o Comitê RSA, o projeto aborda um assunto muito importante para os jovens, possibilitando acesso às ferramentas necessárias para escolhas conscientes e responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento e minimização dos impactos sociais junto à Comunidade do bairro Niterói.

Já o Presidente do Instituto Unimed/RS, Dr. Alcides Mandelli Stumpf, destacou a importância do programa para os alunos e comunidades, sendo um tema crucial para o desenvolvimento saudável dos jovens e para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável, proporcionando um impacto social significativo nas comunidades atendidas.

Programa Viver Bem na Escola
O Programa Viver Bem na Escola completa 10 anos de atuação em 2024 e reafirma o compromisso do Instituto Unimed/RS com a educação e a prevenção, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável e consciente para todos. Nesta edição, o objetivo principal é educar os jovens sobre os riscos e consequências da gravidez na adolescência, promovendo uma cultura de prevenção e responsabilidade. 

As atividades incluem palestras, workshops e dinâmicas interativas, todas voltadas para a conscientização e educação de cerca de 3 mil alunos em mais de 15 escolas de diferentes Regiões do Estado. Além de Canoas, o programa já foi realizado em Bagé e irá passar pelas cidades de Montenegro, Santana do Livramento, Lajeado, Santa Cruz, Erechim, Caxias do Sul, Farroupilha, Santo Ângelo, Porto Alegre, Cruz Alta e Uruguaiana até dezembro deste ano.