Dicas de Saúde

Cuide de sua alimentação:
       
• Opte por frutas, preferencialmente com casca, verduras, legumes, cereais, fibras e prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados;
• Procure ingerir menos carnes, frituras e alimentos gordurosos, de preferência carnes magras: de gado sem gordura visível, de frango, peru sem pele e peixe;
• Evite gorduras de origem animal, tais como: banha, bacon, linguiça, salame, carnes gordas, nata e manteiga. Opte pelo consumo de gorduras de origem vegetal: soja, arroz, milho, girassol, canola, etc;
• Procure acostumar-se com o sabor natural dos alimentos. Use moderadamente o sal, açúcar, e alimentos que contém estes componentes. Cuidado também com os adoçantes artificiais, assim como os produtos DIET, pois estes não contêm açúcar, no entanto, alguns são muito calóricos;
• Prefira alimentos frescos aos em conserva;
• Mantenha-se hidratado(a), beba água;
• Procure realizar de 4 a 6 refeições por dia, e evite manter longos períodos de jejum;
• Mastigue lentamente os alimentos, realize as refeições com calma e em ambiente tranquilo.
Incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária:
       
• Escolha atividades que você goste e que te proporcione prazer;
• Realize de 5 a 7 vezes por semana atividade física moderada de forma contínua de pelo menos 30 minutos;
• Quando for possível, opte por deslocar-se a pé, ou de bicicleta. Escolha utilizar as escadas no lugar do elevador ou escadas rolantes;
• Brinque com seus filhos ao ar livre;
• Leve seu cachorro para passear;
• Reúna os amigos para a prática de esportes coletivos, caminhadas ou pedaladas.
Cuide da sua saúde mental:
       
• Introduza atividades em seu dia a dia que lhe tragam prazer;
• Procure se reconhecer enquanto pessoa, identificar e reconhecer seus limites;
• Compartilhe os problemas;
• Planeje suas atividades de acordo com o seu contexto e lembre-se sempre de reservar um tempo para as atividades físicas e para as atividades de lazer;
• Descanse;
• Identifique suas qualidades e não só os defeitos;
• Tente encarar as situações difíceis e imprevista como uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento;
• Seja gentil consigo mesmo, trate-se com amor, carinho e paciência;
Saúde da Mulher
       
A Saúde da mulher é tratada de forma integral, incluindo ações de prevenção e promoção à saúde, e tratamento de doenças em todos os ciclos da vida.

CÂNCER DE MAMA
Ele se forma nas células dos seios através da multiplicação anormal das células e é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, e mais predominante após os 50 anos. A doença também afeta homens, mas é rara.

FATORES DE RISCO
Fator Genético (história familiar de: câncer de ovário, câncer de mama em homens, câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos);
Obesidade e sobrepeso na menopausa;
Sedentarismo;
Alcoolismo;
Exposição frequente a radiação;
Tabagismo.

SINAIS E SINTOMAS Os principais sinais e sintomas da doença são:
Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
Alterações no mamilo;
Saída espontânea de líquido em um dos mamilos;
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

PREVENÇÃO:
MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO

A mamografia é o principal exame para a detecção da doença. Deve ser realizado por mulheres entre 40 e 69 anos de forma anual, e mulheres com fatores de risco elevados (histórico familiar), recomenda-se acompanhamento clínico individualizado.

PALPAÇÃO DAS MAMAS
A palpação deve ser realizada eventualmente, de forma que se perceba o que é normal e as possíveis alterações, como um nódulo persistente na mama ou na axila de aparecimento recente, retração da pele das mamas, mudanças no formato e presença de secreção espontânea pelos mamilos.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
É um tumor (multiplicação anormal das células) que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada "colo", que fica no fundo da vagina.

FATORES DE RISCO HPV; Tabagismo; Multiparidade; Sistema imunológico deficitário; Uso prolongado de anticoncepcionais; Início precoce da atividade sexual.

SINAIS E SINTOMAS
Fase inicial assintomática (pré-cancerosas);
Secreção fétida amarelada e até sanguinolenta;
Dor após relações sexuais;
Sangramento vaginal após relação;
Massa palpável no colo do útero, hemorragias, obstrução de vias urinárias e intestino, dores lombares e abdominais, perda de apetite e de peso.

PREVENÇÃO:
CITOPATOLÓGICO DE RASTREAMENTO

O exame deve ser feito anualmente ou conforme indicação clínica do seu médico assistente,
O uso do tabaco pode trazer grandes prejuízos à saúde, busque reduzir o uso doseu cigarro e, se puder, pare de fumar. Sempre que possível, mantenha uma distância física de alguém que esteja fumando para evitar a inalação passiva da
fumaça.

É importante estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas, procure evitar ou limitar a ingestão no seu dia-a-dia;
Sempre que necessitar do uso de medicamentos, busque orientação profissional!

A aferição da pressão arterial e da glicemia capilar periodicamente pode te auxiliar no controle da sua saúde. Tente realizar esse controle, registrando os valores em sua caderneta ou aplicativo sempre que possível.

Cuide de sua saúde sexual, utilize preservativo em suas relações sexuais e inclua exames para dectecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em seu check up anual.

Aproveite o sol da manhã e do final da tarde, antes das 10h e após às 16h são os horários mais adequados. Evite exposição prolongada e utilize sempre o protetor solar.

Faça questão de estar próximo das pessoas que você ama e cultive os amigos que você já tem. Busque estar aberto para conhecer novas pessoas, afinal de contas somos seres sociais e a interação traz benefícios a nossa saúde mental.

Lembre-se! Mulheres, a partir dos 20 anos ou após iniciarem atividades sexuais, deverão realizar anualmente o exame preventivo do colo do útero (Papanicolau) e, após os 40 anos, deverão realizar também, anualmente, o exame de mamografia para prevenção do câncer de mama.

Homens deverão fazer o autoexame dos testículos mensalmente e, a partir dos 45 anos, realizar os exames de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente.
 

E conte conosco para te auxiliar nesse processo de se tornar uma pessoa mais saudável!