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No Hospital Unimed a educação continuada garante profissionais capacitados e atualizados

Texto: Mônica Fernandes
Design: Rafael Magal
        05 de setembro, 2024


No momento de um atendimento ou internação em unidade de saúde, a segurança do paciente deve ter prioridade máxima das equipes de atendimento, desde a recepção até a assistência médica.

Zelar para que essa segurança seja garantida a todo momento é a responsabilidade do Núcleo de Segurança do Paciente, formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, gestor assistencial, gestor de hotelaria e nutricionista.

Antes mesmo da inauguração do Hospital Unimed essa equipe já trabalhava intensamente nos treinamentos e implantação de todos os protocolos preconizados pela ANVISA e demais normatizações da Organização Mundial de Saúde.

Hoje o Plano de Segurança é revisado anualmente e a reciclagem dos treinamentos acontece periodicamente e de forma contínua.

Na última série de capacitações, todos os protocolos foram reforçados:

  1. Identificação do paciente – que assegura no mínimo 3 tipos de identificação já na entrada do Hospital, o que é importante em todos os processos internos, como internação, medicação, dieta e outros, reduzindo riscos para o paciente;
  2. Higienização das mãos – reciclagem dos profissionais para reduzir os riscos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde;
  3. Prevenção de lesão por pressão – muito comum em pacientes acamados, especialmente idosos, as lesões por pressão ou lesões na pele podem ocorrer no atrito de partes do corpo em contato com a cama, mas também em outras situações que são passíveis de ser prevenidas mantendo a integridade da pele;
  4. Prevenção de quedas – há protocolos específicos também para o cuidado com a locomoção do paciente, retirada do leito e outras situações que apresentam risco de queda;
  5. Cirurgia Segura – antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos, médicos e equipe de enfermagem conferem um ckecklist completo de segurança, que minimiza uma série de riscos à saúde do paciente.
  6. Comunicação Efetiva – o último treinamento da série está sendo agendado, para reciclar as equipes quanto a todos os cuidados com a comunicação interna, com os pacientes e com a família.

“Em um ambiente hospitalar a segurança do paciente é uma preocupação dos médicos, da equipe de enfermagem, dos profissionais da higienização, do atendimento na recepção, enfim, de todos os colaboradores do Hospital que estão envolvidos nos processos de assistência em saúde”, explica o Dr. Fabiano Martins Motta, Diretor Técnico do Hospital Unimed.

“O Hospital Unimed é diferenciado quando falamos em investimento na capacitação das equipes. Todos os colaboradores estão incluídos em Planos de Treinamento contínuos que promovem atualização, melhoria nos processos, na qualidade do atendimento e, principalmente, na segurança do paciente, pois o nosso foco é sempre o cuidado com as pessoas”, explica o Dr. Musse José Matuck, Presidente da Unimed.