Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar HUCS celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

HUCS celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

        20 de setembro, 2024

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de ressaltar a importância de prestar atenção cuidadosa e de qualidade aos pacientes, evitando, assim, danos durante o tratamento.

Pensando nisso, o Hospital Unimed Costa do Sol celebrou essa data com um café da manhã e uma roda de conversa sobre a importância de eliminar, de forma absoluta, todos os erros, além de adotar medidas preventivas, identificando e antecipando os riscos associados às atividades. Ao longo da semana, o grupo da Educação Permanente realizou treinamentos de metas de segurança, com protocolos específicos, seguindo a recomendação das metas internacionais de segurança.

Em 2024, a OMS trouxe o tema "Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente", acompanhado do slogan "Faça certo, torne seguro!". O coordenador de Qualidade, Glauber Ceolin, explicou que o Hospital Unimed Costa do Sol celebra a data por atender todas as normas, práticas e legislações de segurança, como a Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, que a Anvisa estabeleceu como a diretriz para implementar a segurança do paciente.

Hoje, nesse dia especial, nós temos a abertura oficial da comemoração, onde estamos aqui com cerca de 50 lideranças, diretoria, gerentes, coordenadores, membros do núcleo de segurança para fazer uma atividade guiada pela equipe de fisioterapia para que a gente possa também descontrair, confraternizar e ter um momento com os membros do núcleo de segurança”, disse.

O coordenador explicou que todas as metas têm protocolos específicos para evitar erros na identificação, para a comunicação efetiva, que é quando os profissionais registram em prontuários e se comunicam entre plantões, para a medicação administrada de forma segura, para cirurgias seguras, higienizar as mãos e prevenção de quedas.

Nós tivemos um indicador bem importante que foi 90% de conformidade na categoria mais alta: Alta Conformidade. Então, nosso hospital está em uma lista seleta. No Rio de Janeiro, de 300 serviços, apenas 46 estiveram na categoria de Alta Conformidade e nós somos 1 dos 46. Então, a Unimed Costa do Sol tem um peso diferente quando ela fala de segurança do paciente. É referência”, concluiu Glauber. Após essa integração inicial, foi realizada uma atividade laboral, unindo ainda mais as equipes em torno da segurança do paciente, sempre focando na excelência do cuidado.