Voltar Uso racional de opioides no Pronto-Atendimento é tema de palestra realizada pela Unimed Cuiabá

Uso racional de opioides no Pronto-Atendimento é tema de palestra realizada pela Unimed Cuiabá

Estiveram presentes representantes dos hospitais Santa Rosa, São Mateus, Santa Rita e Complexo Hospitalar de Cuiabá
Texto: Isa Sousa - Assessoria de Imprensa
        24 de setembro, 2024

A Unimed Cuiabá realizou nesta quinta-feira (19.09) um encontro com gestores, diretores clínicos e técnicos dos hospitais credenciados,  para abordar o tema “Uso racional de opioides no Pronto-Atendimento”. Estiveram presentes representantes dos hospitais Santa Rosa, São Mateus, Santa Rita e Complexo Hospitalar de Cuiabá. 

A reunião é uma realização das Superintendências de Recursos Próprios e Provimento de Saúde da Cooperativa.

A abertura foi realizada pelo Diretor de Recursos Próprios, Dr. Erleno Pereira de Aquino, que citou a importância da Unimed Cuiabá trazer um tema que já começa a ser urgente no Brasil. “Estamos falando de uma temática de evidente importância. Este encontro pode ser considerado o primeiro passo de uma longa jornada no sentido de racionalizar cada vez mais o uso de opioides, que em países como os Estados Unidos se tornou uma verdadeira epidemia”, afirmou. 

Em sua fala, a Superintendente de Provimento de Saúde, Dra. Albertina Cunha, explanou sobre o levantamento realizado pela Cooperativa, o qual  mostra dados importantes em relação ao uso de opioides. “Nos deparamos com um cenário que exige um olhar mais atento e, portanto, ações mais específicas. Foi desta forma que definimos, por exemplo, uma Linha de Cuidados voltada para estes beneficiários”, explicou. 

Conforme a Superintendente de Recursos Próprios, Eliane Winter, a apresentação aos hospitais é de suma importância para que medidas comecem a ser tomadas. “Nosso objetivo é realmente o de apresentar uma temática que já começa a preocupar os Pronto-Atendimentos e que estes hospitais possam compartilhar suas vivências, que por vezes são mais similares que imaginamos. Hoje o abuso de opioides é uma realidade e precisamos criar mecanismos possíveis de reverter este cenário”, alertou. 

O encontro foi finalizado com a palestra da Dra. Lia Pelloso, Membro do Conselho de Administração da Cooperativa, anestesista e cujo doutorado é  Manejo de Dor. “Os números que levantamos foi uma surpresa para todos nós. Achávamos que era um ou outro paciente que fazia este uso e realmente são muitos pacientes transitando em vários hospitais em busca destes medicamentos. E a ideia deste encontro é exatamente a de que todos os hospitais estejam unidos nesta temática. O problema não é individualizado. E quando começamos a falar a mesma língua, conseguimos resolver o mesmo problema”, afirmou.

WORKSHOP – A Unimed Cuiabá realizará no dia 17 de outubro um Workshop, desta vez intitulado “Uso racional de Opióides - Uma visão Multidisciplinar”, com os palestrantes Dra Claudia Palmeira e Dr Hazem Adel. O evento será às 19h30, no auditório da Unimed Cuiabá. O público será Corpo Clínico dos Recursos Próprios da Unimed Cuiabá, Psiquiatras, Reumatologistas, Fisiatras, Médicos de Dor, Oncologistas, Ortopedistas e Anestesiologistas. O workshop é organizado também pelo Comitê Educativo e pelo Recursos Próprios. 

Confira o currículo dos palestrantes: 

DR. HAZEM ADEL
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Livre-Docente pela Disciplina de Anestesiologia da mesma Faculdade de Medicina. É professor associado do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, professor colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e supervisor da Equipe de Controle de Dor da Divisão de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

DRA. CLAUDIA PALMEIRA
Médica Anestesista, Médica da Equipe do Ambulatório de Dor do Departamento de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ph.D. da Faculdade de Medicina da USP, tese sobre dor neuropática. Atualmente estudando Cannabis na dor oncológica e na dor crônica e no abuso de opioides. Pesquisa com o Prof. Hazem Ashmawi.