Notícias


Campanha de Higiene de Mãos acontece em maio no Centro Hospitalar Unimed

Durante a última quinzena do mês, foram realizadas dinâmicas e visitas aos setores avaliando as práticas
Texto: Redação Unimed Joinville
        10 de junho, 2024
A higiene das mãos é uma medida simples, porém efetiva na prevenção e controle de infecções. Foi para incentivar este cuidado que o Núcleo de Qualidade do Centro Hospitalar Unimed promoveu a Campanha de Higiene das Mãos durante o mês de maio. 

A campanha marcou o Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado no dia 05 de maio, e o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no dia 15. Durante a última quinzena do mês, foram realizadas dinâmicas e visitas aos setores avaliando o quanto as equipes estão familiarizadas com as práticas corretas que garantem a segurança dos pacientes e colaboradores.

Em todos os setores foi aplicada uma dinâmica para avaliar a qualidade da higienização das mãos com preparação alcoólica: foi acrescentado um codificador neon no álcool em gel, deixando-o reativo ao contato com a luz negra, tornando assim visível as áreas a terem suas técnicas de higienização melhoradas.
 


Para deixar o processo de conscientização mais doce, cada colaborador recebeu um pacote de pipoca doce com informações sobre como evitar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com o objetivo de prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro do ambiente hospitalar, bem como incentivar e alertar sobre a importância de lavar as mãos e usar álcool em gel.
 

Lavar as mãos pode parecer um ato simples mas que pode salvar vidas. Veja abaixo os cinco momentos da higienização das mãos:
1.    Antes do contato com o paciente
2.    Antes da realização do procedimento asséptico
3.    Após risco de exposição a fluidos corporais
4.    Após contato com o paciente
5.    Após contato com as áreas próximas ao paciente.

O treinamento e a prática da higiene das mãos é fundamental para a prevenção da transmissão de microrganismos. Na Unimed Joinville, diariamente são realizadas auditorias nos setores assistenciais para avaliar a adesão dos profissionais quanto à higiene de mãos. Também é analisado o consumo mensal de sabonete líquido e álcool em gel, que é um indicador sobre adesão deste cuidado.

O cuidado com a higiene das mãos é uma prática que contribui para atingir os níveis de excelência no cuidado da instituição.