JANEIRO BRANCO: Unimed Missões/RS alerta para cuidado integral com a saúde mental




O primeiro mês do ano é marcado pelo movimento "Janeiro Branco" - período de reflexão coletiva sobre a saúde mental. Em 2024, a campanha adota o lema "Saúde mental enquanto há tempo", destacando a necessidade de uma ação proativa pelo equilíbrio emocional. Identificar sinais de alerta torna-se uma prática essencial.

A equipe de profissionais especializados da Unimed Missões/RS destaca que a saúde mental vai além da tristeza. Abrange uma variedade de emoções. Identificar sinais de alerta, como choro frequente, tristeza inexplicável e mudanças no padrão de sono é fundamental para preservar o bem-estar psicológico e promover uma abordagem preventiva à saúde mental. Essa conscientização permite intervenções oportunas e contribui para a construção de uma sociedade mais compassiva e resiliente.

Estratégias para cuidado incluem o suporte de amigos, familiares e colegas, a promoção de rotinas saudáveis e a sugestão de buscar ajuda profissional. No âmbito familiar, manter vínculos estáveis e promover diálogos abertos são fundamentais. Já no contexto profissional, incentivar atividades físicas e implementar práticas que favoreçam a saúde mental são essenciais.

A promoção de uma abordagem holística da saúde na sociedade, guiada por pequenos passos individuais, contribui para mudanças coletivas significativas. A Unimed Missões/RS enfatiza que cuidar da saúde mental é uma jornada contínua, construindo um caminho para um futuro mais saudável e resiliente.

SINAIS DE ALERTA

Choro recorrente;
Tristeza sem motivo;
Negligência com higiene pessoal;
Irritabilidade;
Dificuldade para se acalmar;
Falta de sono (insônia);
Isolamento;
Falta ou excesso de apetite;
Mudanças de humor sem razão;
Mania de doença;
Vontade de permanecer na cama durante o dia todo;
Sentir que explodem ao menor problema ou obstáculo.

COMO AJUDAR

Ajude a criar uma rotina saudável;
Organizar horário de sono;
Realizar atividade física;
Cuidar da alimentação;
Incentivar a prática de hobbies;
Diminuir o tempo de uso das telas;
Incentivar momentos de lazer;
Manter contato, nem que apenas por telefone ou chamada de vídeo;
Escutar quando estiver desabafando;
Sugerir procurar um profissional para ser seu terapeuta.