A Ouvidoria é um canal de 2ª instância que atua como intermediadora entre o beneficiário e a operadora. Guiada pelos princípios de autonomia, independência e imparcialidade, a Ouvidoria não substitui nem invalida os canais de 1ª instância da Unimed Pato Branco, mas está sempre pronta para atendê-lo(a) com eficiência.

A Ouvidoria recebe e trata as demandas dos beneficiários, oferecendo acolhimento com atenção e respeito. Atua como sua representante dentro da Unimed Pato Branco, buscando garantir a sua satisfação e confiança. Além disso, trabalha de forma estratégica para melhorar processos, sempre em conformidade com a legislação vigente, com o objetivo de proporcionar um atendimento de excelência.

Se você não obteve sucesso na resolução do seu pedido ou reclamação por meio dos canais convencionais de atendimento, pode recorrer à Ouvidoria.

 

Prazos

O prazo para resposta da Ouvidoria é de até 7 (sete) dias úteis. Em casos mais complexos ou excepcionais, o prazo pode ser estendido para até 30 (trinta) dias úteis, conforme a Resolução Normativa nº 323 da Agência Nacional de Saúde.
 

Funções

  • A Ouvidoria desempenha as seguintes funções:- Auxiliar o beneficiário em 2ª instância de atendimento recursal  
  • Registrar reclamações, sugestões, elogios, consultas e reanálises  
  • Apurar as manifestações de forma imparcial  
  • Atuar estrategicamente na melhoria contínua dos processos

Tipos de Manifestação na Ouvidoria

Expressa reconhecimento ou satisfação com o serviço prestado pela operadora. 

Propõe melhorias ou novas formas de realizar um serviço.  

Relata irregularidades na administração ou no atendimento da operadora e sua rede credenciada.  

Solicita esclarecimentos sobre atividades ou fatos envolvendo a operadora.  

 Aponta descontentamento com o serviço prestado pela operadora.

Se necessário, você pode solicitar uma reanálise de decisões assistenciais, conforme prevê a RN nº 395 da ANS. A reanálise permite uma nova avaliação da conduta adotada pela operadora.

PRAZO -  O prazo para resposta da Ouvidoria é de até 7 (sete) dias úteis. Em casos mais complexos ou excepcionais, o prazo pode ser estendido para até 30 (trinta) dias úteis, conforme a Resolução Normativa nº 323 da Agência Nacional de Saúde.

PROCEDIMENTO -  Para agilizar o processo, encaminhe documentos complementares, como laudos de exames e relatórios médicos, que fundamentem o pedido.  
Contato: Solicite a reanálise pelos telefones (46) 2101-3052 ou 2101-3055, ou pelo e-mail ouvidoria@unimedpbco.coop.br.
 

Como acessar a Ouvidoria? 


 1. E-mail - ouvidoria@unimedpbco.coop.br 
 
2. Aplicativo - Unimed Cliente PR, Menu Serviços Externos - Ouvidoria. 
 
3. Telefone - 46 2101 3055
 
4. Correspondência - Rua Tamoio, 253 - Centro - Pato Branco -PR - CEP:85.501-067.
 
5. Formulário Eletrônico
Se preferir, encaminhe sua mensagem para a Ouvidoria por meio do formulário eletrônico. Lembre-se que, por se tratar de um atendimento em segunda instância, é obrigatório indicar o número do protocolo do primeiro atendimento, ou na ausência deste, as seguintes informações, no campo “Digite sua Mensagem”: data, local, nome do atendente e canal de comunicação utilizado para o primeiro atendimento. 

Se for seu primeiro contato com a Unimed, ligue para o SAC, disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
O atendimento é gratuito pelos números 0800 041 4554 ou 0800 64 4209* (para deficientes auditivos). Você também pode acessar o canal "Fale Conosco"