Notícias

Equipe da Unimed Fesp visita o CDU da Unimed Bauru e conhece o Sara

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os serviços oferecidos por este complexo de saúde da cooperativa médica
        29 de outubro, 2024


 

Representantes da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) visitaram, no último dia 4, as instalações do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os serviços oferecidos por este complexo de saúde da cooperativa médica de Bauru. “Eles gostaram muito do que viram e disseram que não imaginavam que nossa cidade pudesse ter algo assim tão grandioso e moderno”, salientou o presidente da Unimed Bauru, Marcus Vinicius Marques.

O empreendimento reúne o Centro Médico e Centro de Diagnóstico da Unimed Bauru e já tem sete anos de funcionamento, recebendo uma média de 50 mil pessoas por mês. Estiveram presentes na visita o presidente Unimed Fesp, Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia, o superintendente, Dr. Arnaldo Passafini Neto, a diretora financeira,  Dra. Maria Aparecida Marcondes de Andrade Nogueira, e o diretor de mercado, Dr. André Domingos Pippa Tomazella.

Eles foram recepcionados por Marques e pelo Diretor Administrativo da Unimed Bauru, Gregório de Lima de Souza, além da coordenadora administrativa do CDU, Fernanda Speranza Faifer e a gerente de enfermagem Shirlene Ulmar Lima Bernardino.

O grupo conheceu desde o centro cirúrgico até o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (Sara) da Unimed Bauru, que foi elogiado pela diretoria da federação sobre a estrutura e qualidade do serviço.

O serviço atende o público infantil que apresenta diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionista.

A estrutura física é uma atração à parte. Com um projeto inovador e voltado para as necessidades das pessoas com TEA, o setor possui paredes coloridas, com elementos apropriados e estímulos indicado às crianças.

A Sala para Terapia Snoezelen, por exemplo, é um espaço multissensorial que visa a estimulação e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente está equipado com projetores, fibras óticas, colunas de bolhas de água, piscina de bolinhas, entre outros recursos.

Como é o atendimento?

Após encaminhamento feito por um médico especialista, o paciente passa por uma avaliação inicial com a equipe, na qual é definido o seu plano terapêutico personalizado. O propósito é gerar autonomia para a criança e promover integração social, tudo pautado nos mais atuais modelos terapêuticos existentes.

A coordenadora do Sara, Marcela Paulin Fraile, também acompanhou os visitantes, mostrando toda a estrutura do espaço aos convidados.

Inaugurado em agosto de 2017, o CDU ocupa 20 mil metros quadrados de área. O complexo médico reúne consultórios, salas de exames e centro cirúrgico ambulatorial para pequenos e médios procedimentos. Além disso, conta com espaços específicos de atendimento, como o Atenção Personalizada à Saúde (APS), o Saúde Ocupacional Unimed (S.O.U.) e o Serviço de Atendimento Unimed Domiciliar (S.A.U.D.).