Notícias

Setembro Amarelo é destaque em workshop na Unimed Piracicaba

Encontro aconteceu no dia 21 de setembro, no Centro Administrativo da cooperativa.
        02 de outubro, 2023

A Unimed Piracicaba promoveu, em 21 de setembro, no auditório do Centro Administrativo da cooperativa, o 6º Workshop Setembro Amarelo – O Luto de Quem Fica, com palestras e mesas redondas sobre saúde mental, prevenção ao suicídio, fatores de risco e qualidade de vida. O encontro contou com a participação de profissionais da área que atuam na sede Unimed Corpo e Mente e parceiros externos.

“Devemos sempre nos voltar para a prevenção. Escutar quem está em sofrimento e intervir em questões que podem ser gatilho entre jovens e adultos são as melhores escolhas para salvar vidas”, disse Carlos Joussef, presidente da instituição médica.


No início da tarde, a diretoria da cooperativa abriu o evento e deu as boas-vindas ao público, seguido de reflexões sobre Depressão na Infância e Adolescência, com o psiquiatra Marcelo de Brito Santos; Como Identificar e Lidar com a Depressão e Risco de Suicídio, com a neuropsicóloga Cristiane Lima e os psicólogos Carlos Eduardo Sampaio, Mariene Galvão e Kelly Graciano; Depressão no Idoso e o Luto de Quem Fica, com a psicóloga Jéssica Leite, além de depoimentos emocionantes de pessoas que viveram o luto por conta do suicídio de familiares.


“A Unimed Piracicaba veste a camisa amarela todos os dias, cuidando de mais de oito mil pacientes apenas no ambulatório de saúde mental. No mês, os atendimentos ultrapassam a marca dos três mil”, revelou Letícia Klitzke, psicóloga e coordenadora da sede Corpo e Mente.


O encontro continuou com aula inaugural do Protocolo de Emergência em Saúde Mental do Hospital Unimed, conduzida pelo médico e diretor da cooperativa, João Paulo Mainardi, pela psiquiatra Vivian Coelho e pelas psicólogas Paula Pires e Caroline Corsi. O evento terminou com o psiquiatra Pedro Camargo, que trouxe informações referentes ao atendimento de pacientes psiquiátricos em emergência.


Joussef defende, ainda, que o tema vai além do Setembro Amarelo. “Falar sobre o assunto não apenas este mês, mas o ano inteiro, é extremamente fundamental. A chave da prevenção está na comunicação e na instrução adequada para todas as pessoas”, finalizou.


Outras iniciativas

Além do workshop de saúde mental, a Unimed Piracicaba apresentou ao longo deste mês dinâmicas alusivas ao movimento nacional de celebração à vida e prevenção ao suicídio nas sedes da cooperativa e no Hospital Unimed.

“As atividades resgatam emoções e pensamentos positivos. Nossos colaboradores e beneficiários adoram este acolhimento, além da simbologia da data e dos presentes que receberam - mini suculenta e caixa com mensagens positivas, preparadas por idosos que participam do Programa Equilíbrio, da Medicina Preventiva”, completou Letícia.