Notícias

Unimed Regional Jaú realiza 1ª Oficina Cuidado com o Idoso

Eles abordaram temas cruciais, como o processo de envelhecimento, nutrição adequada, prevenção de doenças e a promoção da autonomia dos idosos
        27 de setembro, 2024


 

No dia 14 de setembro, ocorreu a 1ª Oficina Cuidado com o Idoso realizada pela Unimed Regional Jaú em parceria com o SESCOOP/SP. O treinamento teve como objetivo orientar os participantes sobre os cuidados com os idosos e destacar os principais pontos de atenção necessários para garantir o bem-estar desta população.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor de Educação e Desenvolvimento, Dr. Matheus Palaro Canhete, que ressaltou a importância da ação. “A Unimed Regional Jaú é uma empresa que olha ao seu entorno e, diante das necessidades e do panorama atual, sempre busca promover iniciativas que ajudem a população. A Oficina Cuidado com o Idoso tem a proposta de levar conhecimento já que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, representando um quinto da população mundial.”

Com duração de 6 horas, a oficina foi conduzida pelos instrutores da Consultoria Óbios Vita: o fisioterapeuta Guilherme Eleutério Alcalde, e a enfermeira Aline Cristina Dias de Oliveira. Eles abordaram temas cruciais, como o processo de envelhecimento, nutrição adequada, prevenção de doenças e a promoção da autonomia dos idosos, além de oferecer orientações práticas para o cuidado, simulando situações do cotidiano.

Aline Cristina Dias de Oliveira destacou a importância de um cuidado humanizado: "O cuidado com o idoso exige atenção, carinho e conhecimento. Nosso objetivo com essa oficina é capacitar os participantes para que possam oferecer um cuidado mais humanizado e eficiente, garantindo qualidade de vida e bem-estar para essa população da qual um dia faremos parte."

Guilherme Eleutério Alcalde complementou, ressaltando a relevância da mobilização e prevenção: "Envelhecer com saúde é possível quando há conhecimento sobre as melhores práticas. A mobilização e os cuidados preventivos são essenciais para preservar a autonomia dos idosos e é exatamente isso que buscamos ensinar durante a oficina."

Ao fim da oficina, foi servido um coffee break aos participantes, proporcionando um momento de integração e troca de experiências.