Prevenção à Fraude

Orientações aos beneficiários Unimed Fesp sobre prevenção a fraudes e uso adequado do plano de saúde

Você sabia que, anualmente, estima-se que as operadoras gastem entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões (dados do IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar - de 2023, referente ao ano 2022) para cobrir custos de procedimentos médicos desnecessários, desvios e irregularidades em contas hospitalares?

Esses valores prejudicam diretamente os beneficiários de planos de saúde, as operadoras e todos os consumidores diretos e indiretos do mercado, afetando todo o funcionamento do sistema de saúde do país. O prejuízo das operadoras de saúde com fraudes impacta diretamente o valor das mensalidades pagas pelos beneficiários, uma vez que os custos envolvem o pagamento indevido da prestação de serviços de saúde. Outro fator que aumenta o custo do plano de saúde para o beneficiário é o uso inadequado dos serviços de saúde, como realizar consultas em excesso e desnecessárias, uso indevido de pronto-socorro e repetição de exames realizados recentemente, muitas vezes por desconhecimento do profissional de saúde acerca de seus resultados.

Cometer atos fraudulentos contra o sistema de saúde é crime passível de punição com base na lei a todos os envolvidos, seja beneficiário de contrato pessoa física, familiar ou adesão, e o beneficiário que faz parte de um contrato empresarial, além da punição legal, também corre o risco de uma demissão por justa causa na empresa que trabalha. 

As fraudes contra a saúde suplementar ocorrem das mais variadas formas e, muitas vezes, com a participação do beneficiário, seja consciente da sua participação ou iludido em sua boa-fé. Para proteger e esclarecer seus beneficiários e a sociedade de modo geral sobre o uso adequado do plano de saúde, a Unimed Fesp elaborou as orientações disponibilizadas no menu ao lado.

O uso adequado do plano de saúde é uma responsabilidade de todos os beneficiários. Ele auxilia a prevenir as fraudes e evita desperdícios, ajudando no controle de custos e evitando reajustes mais altos das mensalidades.

Quando suspeitar de más práticas, faça sua denúncia para a Unimed Fesp por meio do nosso Canal de Denúncias. É anônimo e garantimos a confidencialidade. 

Canal de Denúncias
https://www.contatoseguro.com.br/unimedfesp
Telefone: 0800 800 8989