Faça sua busca aqui
Espaço exclusivo das Unimeds para consulta de artigos e tutoriais
Conecte-se com nosso ecossistema para oportunidades e parcerias
Fique por dentro das nossas novidades e conteúdos
Acompanhe o que é notícia do Unimed Lab, eventos e ações
Conheça o hub de inovação do maior sistema cooperativista de saúde do mundo
Conheça os produtos que disponibilizamos para o Sistema Unimed
Voltar
Olá, colega. Tudo bem?
A partir da versão 1.10 do aplicativo Unimed Cliente, liberada nas lojas no dia 30 de março, beneficiários passaram a contar com uma nova função de compartilhamento do Cartão Virtual.
Vale lembrar que o Cartão Virtual é uma funcionalidade nativa do app Unimed Cliente, ou seja, está disponível para sua Unimed sem a necessidade de desenvolver qualquer integração, e basta o app estar atualizado para que seus usuários tenham acesso à melhoria da qual falamos neste artigo.
O novo serviço de compartilhamento viabiliza essa ação com maior controle e segurança das informações, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, proporciona uma experiência mais completa e segura para os usuários.
O titular pode compartilhar o seu cartão ou de seus dependentes com outras pessoas, sejam elas clientes ou não clientes. A diferença está na maneira como elas irão acessar o cartão compartilhado. Independentemente do caso, a visualização dos cartões compartilhados ocorre sempre dentro do app.
A seguir, entenda o fluxo de compartilhamento em cada uma dessas situações.
Para utilizar o serviço de compartilhamento, o usuário deve acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha) disponível no menu Mais Opções > Minha Unimed (ou pelo atalho na tela inicial do app, caso sua Unimed o tenha incluído).
Na lista de cartões, é só escolher o cartão desejado (caso haja mais de um) e clicar em Compartilhar.
Uma tela exibirá o número do referido cartão e solicitará o preenchimento do CPF e o nome da pessoa para a qual o cartão será compartilhado (esses campos são obrigatórios).
É necessário ler e aceitar o termo de responsabilidade sobre o compartilhamento das informações pessoais contidas no cartão.
Então, é só Compartilhar.
Na tela seguinte, uma modal exibirá uma mensagem de confirmação e orientações para repassar à pessoa para quem o cartão foi compartilhado. Essas instruções variam se a pessoa for cliente Unimed ou não.
Por meio do CPF informado, o aplicativo vai identificar, na hora, se trata-se de um cliente via CadBenef. Em caso positivo, a orientação será apenas para que ele acesse a funcionalidade do aplicativo para visualizar o cartão. Caso não seja um cliente, será gerado um código de compartilhamento que o usuário precisa repassar a ele, copiando ou enviando pelos aplicativos ou meios de mensagem disponíveis no seu aparelho celular.
Após concluir o compartilhamento, já será possível ver, na lista de cartões, para quem o usuário está compartilhando aquele cartão.
No ícone Informações, é possível rever os detalhes do compartilhamento.
Já o ícone Lixeira pode ser usado para excluir o compartilhamento.
Cliente Unimed
Para visualizar um cartão que foi compartilhado com ele, o cliente Unimed deve baixar e instalar o aplicativo Unimed Cliente, caso ainda não o utilize, fazer login e acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha).
Na lista de cartões, é só ir para Compartilhados comigo e clicar em Exibir cartão.
Não cliente
Para visualizar o cartão compartilhado com ele, quem não for cliente deve baixar e instalar o aplicativo Unimed Cliente.
Então é só acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha) e clicar no botão Exibir cartão compartilhado.
Ao digitar o CPF e o código de compartilhamento, o cartão será exibido.
Espero que você tenha gostado dessa novidade!
> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou > Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamados > Sistemas e Aplicações