Como funciona o compartilhamento do Cartão Virtual no app Unimed Cliente

        06 de junho, 2022

Olá, colega. Tudo bem?

A partir da versão 1.10 do aplicativo Unimed Cliente, liberada nas lojas no dia 30 de março, beneficiários passaram a contar com uma nova função de compartilhamento do Cartão Virtual.

Vale lembrar que o Cartão Virtual é uma funcionalidade nativa do app Unimed Cliente, ou seja, está disponível para sua Unimed sem a necessidade de desenvolver qualquer integração, e basta o app estar atualizado para que seus usuários tenham acesso à melhoria da qual falamos neste artigo.

O novo serviço de compartilhamento viabiliza essa ação com maior controle e segurança das informações, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, proporciona uma experiência mais completa e segura para os usuários.

O titular pode compartilhar o seu cartão ou de seus dependentes com outras pessoas, sejam elas clientes ou não clientes. A diferença está na maneira como elas irão acessar o cartão compartilhado. Independentemente do caso, a visualização dos cartões compartilhados ocorre sempre dentro do app.

A seguir, entenda o fluxo de compartilhamento em cada uma dessas situações.

  • Compartilhando o Cartão Virtual
  • Visualizando os cartões compartilhados por mim
  • Visualizando os cartões compartilhados comigo

 

Compartilhando o Cartão Virtual


Para utilizar o serviço de compartilhamento, o usuário deve acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha) disponível no menu Mais Opções > Minha Unimed (ou pelo atalho na tela inicial do app, caso sua Unimed o tenha incluído).

Na lista de cartões, é só escolher o cartão desejado (caso haja mais de um) e clicar em Compartilhar.


  Uma tela exibirá o número do referido cartão e solicitará o preenchimento do CPF e o nome da pessoa para a qual o cartão será compartilhado (esses campos são obrigatórios).

É necessário ler e aceitar o termo de responsabilidade sobre o compartilhamento das informações pessoais contidas no cartão.

Então, é só Compartilhar


 

Na tela seguinte, uma modal exibirá uma mensagem de confirmação e orientações para repassar à pessoa para quem o cartão foi compartilhado. Essas instruções variam se a pessoa for cliente Unimed ou não.

Por meio do CPF informado, o aplicativo vai identificar, na hora, se trata-se de um cliente via CadBenef. Em caso positivo, a orientação será apenas para que ele acesse a funcionalidade do aplicativo para visualizar o cartão. Caso não seja um cliente, será gerado um código de compartilhamento que o usuário precisa repassar a ele, copiando ou enviando pelos aplicativos ou meios de mensagem disponíveis no seu aparelho celular.
 

 

 

Visualizando os cartões compartilhados por mim


Após concluir o compartilhamento, já será possível ver, na lista de cartões, para quem o usuário está compartilhando aquele cartão.

No ícone Informações, é possível rever os detalhes do compartilhamento.

Já o ícone Lixeira pode ser usado para excluir o compartilhamento.
 

  
 

Visualizando os cartões compartilhados comigo

 

Cliente Unimed

Para visualizar um cartão que foi compartilhado com ele, o cliente Unimed deve baixar e instalar o aplicativo Unimed Cliente, caso ainda não o utilize, fazer login e acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha).

Na lista de cartões, é só ir para Compartilhados comigo e clicar em Exibir cartão.

 


Não cliente

Para visualizar o cartão compartilhado com ele, quem não for cliente deve baixar e instalar o aplicativo Unimed Cliente.

Então é só acessar a funcionalidade Cartão Virtual (ou Carteirinha) e clicar no botão Exibir cartão compartilhado.

Ao digitar o CPF e o código de compartilhamento, o cartão será exibido.



 

Espero que você tenha gostado dessa novidade! 

 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: 
Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamados > Sistemas e Aplicações