Notícias Unimed

Voltar A importância da comunicação segura e da qualidade na assistência

A importância da comunicação segura e da qualidade na assistência

        02 de outubro, 2024


A função dos registros de enfermagem vai além da simples documentação. Eles são uma peça-chave na comunicação entre os profissionais da saúde e têm papel fundamental no ensino, em processos éticos e judiciais, além de avaliar a qualidade do atendimento prestado. Com o objetivo de fortalecer essa prática, a enfermeira fiscal Daiane Pereira Agnes conduziu um treinamento no dia 27 de setembro, abordando as diretrizes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) sobre a importância e o correto preenchimento dos prontuários. O foco foi garantir a qualidade das informações que servem de base para a atuação da equipe de saúde, conforme os parâmetros definidos pelas leis que regulamentam o exercício da enfermagem no Brasil. 

Durante o encontro, Daiane destacou que o Coren, atento à legislação que regulamenta a profissão no Brasil, como a Lei n. 5.905/73, a Lei n. 7.498/86 e o Decreto n. 94.406/87, apresentou o Guia de Recomendações para Registro de Enfermagem no Prontuário do Paciente, como um recurso valioso para a orientação dos profissionais da área.

O objetivo do treinamento foi garantir que os profissionais de enfermagem estejam aptos a realizar registros de alta qualidade nos prontuários, assegurando que as informações sejam precisas e eficazes para todos os membros da equipe de saúde da instituição. Esses registros, além de refletirem a assistência prestada, são cruciais para o desenvolvimento de uma prática baseada em segurança e responsabilidade.

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos