Voltar Conheça os projetos “Tampinhas do Bem” e “Lacres que transforam" da Unimed Alto Vale

Conheça os projetos “Tampinhas do Bem” e “Lacres que transforam" da Unimed Alto Vale

Texto: Unimed Alto Vale
        12 de agosto, 2024
Mesmo com o aumento do rigor na punição para abandono e maltrato de animais, o número de casos ainda é alto, tornando um desafio dar o suporte adequado a esses animais. Em resposta a essa situação, a Unimed lançou uma ação que une responsabilidade ambiental e causa animal.

O projeto “Tampinhas do Bem” foi lançado neste ano em Rio do Sul. Por meio dele, a Unimed Alto Vale tem arrecadado tampinhas plásticas que seriam descartadas no lixo, estimulando a coleta pela comunidade. O montante irá ser vendido, e todo o dinheiro será revertido para apoiar a causa animal.

O projeto é guiado por um viés sustentável, alinhado com um dos princípios essenciais do cooperativismo: o Interesse pela Comunidade. “Buscamos impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar da comunidade onde atuamos”, destaca a assistente do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Santa Catarina, Maiara de Cassia Bolzani.

A arrecadação acontece na sede da Unimed Alto Vale. No primeiro semestre de 2024, foram coletados 270 kg de tampinhas, doadas por colaboradores, cooperados e pela comunidade.

Além de reduzir o lixo plástico e diminuir a poluição, o projeto promove a economia circular, mantendo os materiais em uso pelo maior tempo possível. Isso traz múltiplos benefícios, contribuindo para uma sociedade mais consciente e um meio ambiente mais saudável.

E essa não é a primeira vez que a cooperativa desenvolve ações com esse propósito.
A Unimed realiza também o “Lacres que transformam”. Por meio do projeto é feita a arrecadação de lacres de alumínios, que são vendidos e o valor arrecadado é revertido na compra de cadeiras de rodas, doadas a entidades da região. Já foram beneficiados o Hospital Bom Jesus, o Recanto Luiz Bertoldi, a unidade hospitalar de Petrolândia e a Conferência de São Vicente de Paulo. No primeiro semestre de 2024, já foram arrecadados 201,4 kg de lacres.

“Socialmente, o projeto promove o engajamento comunitário, aumentando a conscientização sobre a reciclagem e a sustentabilidade. E ainda conseguimos ajudar instituições que cuidam de animais que estão à espera de um lar”, complementa Maiara de Cassia Bolzani.

Sobre a Unimed

A Unimed é uma das maiores cooperativas de saúde do Brasil, dedicada a oferecer serviços de alta qualidade e comprometida com a inovação e a responsabilidade social. Promove o bem-estar de clientes e da comunidade onde está inserida, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Leia ou ouça a matéria completa no Portal GCD, acesse: https://unimed.me/300/lacresetampinhas