Notícias

Voltar Todos contra a dengue: o foco é proteger a sua família!

Todos contra a dengue: o foco é proteger a sua família!

        04 de abril, 2024
A Unidavi, com o apoio da Unimed Alto Vale, realizou em Rio do Sul uma ação de conscientização e orientação contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Diante do cenário de alerta e aumento no número de casos de dengue no Alto Vale, a população é convidada a agir e ser protagonista no combate ao mosquito transmissor da doença.

Os cuidados básicos continuam sendo a melhor maneira de prevenir a proliferação do Aedes aegypti, por isso a Unidavi, com o apoio da Unimed Alto Vale e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul, irá promover uma ação de orientação.

“A Unidavi e a Unimed reconhecem a saúde pública como um bem comum essencial, entendendo a importância de uma atuação conjunta para combater eficazmente ameaças à saúde da comunidade, como a dengue”, destaca o pró-reitor de pesquisa, extensão e inovação da Unidavi, Charles Hasse.

A ação aconteceu no dia 06 de abril, em Rio do Sul, das 8h às 12h. A programação incluiu:

 Campanhas educativas, para informar a população sobre o ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, as doenças que ele transmite e como preveni-las.

Ações de campo, onde equipes realizarão visitas em locais estratégicos para identificar e eliminar focos do mosquito, além de instruir a população local sobre práticas preventivas.

E parcerias comunitárias, com a mobilização de escolas, empresas e organizações locais para promover uma ação coletiva na luta contra a dengue.
 
“É essencial que a comunidade seja conscientizada sobre a importância de combater o mosquito transmissor.  A Unimed está comprometida em apoiar iniciativas como essa ação da Unidavi, uma vez que a saúde pública é uma responsabilidade coletiva. E precisamos sensibilizar cada indivíduo para que realize sua parte com dedicação”, ressalta a analista de Marketing na Unimed Alto Vale, Aracéli Hoffmann.

Casos de casos de dengue em 2024

Nestes primeiros três meses do ano, o Brasil bateu um recorde histórico em casos de dengue, com mais de 2 milhões de diagnósticos, segundo o Ministério da Saúde. Os números, divulgados recentemente, indicam uma situação alarmante para a saúde pública do país, superando todas as marcas anteriores desde o início da série histórica em 2000.

Em Santa Catarina, segundo o informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, os casos prováveis de dengue (109.534) tiveram um aumento de 188% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 260 municípios registraram casos prováveis de dengue e, além disso, já foram confirmados 51 óbitos por dengue.

O infectologista e médico credenciado da Unimed, Dr João Luís Beber, alerta para os principais sintomas da dengue: “febre alta (>38 graus), mal-estar, dor de cabeça principalmente atrás dos olhos, cansaço, dor no corpo e alguns pacientes apresentam manchas pelo corpo (exantema)”.

Leia ou ouça a matéria completa no Portal GCD, acesse: https://unimed.me/300/dengueportalgcd