Amigos: ter vários faz bem à saúde

Estudos científicos comprovam que estar com amigos traz benefícios à saúde física e mental
Texto: Adilson Zorzi
        18 de julho, 2024

Compartilhar risadas, viajar, curtir um cinema, praticar esportes, estudar, cozinhar e fazer refeições juntos, desabafar sobre o dia a dia e criar memórias inesquecíveis. Essas são apenas algumas das coisas que fazemos com os amigos. E você sabia que, além de proporcionar momentos de alegria, essa convivência tem um impacto profundo na nossa saúde?

O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, é uma oportunidade especial para refletir sobre o impacto positivo que os amigos têm em nossas vidas.
 

Por que ter amigos faz bem para a saúde?


Diversos estudos mostram que a convivência social não é apenas agradável, mas essencial para nossa saúde física e mental. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte revelou que as relações sociais desempenham papéis diferentes em cada fase da vida. Na adolescência, amigos ajudam a combater a obesidade e o sedentarismo. Na vida adulta, boas amizades são um remédio contra a ansiedade e a síndrome do pânico. Já na terceira idade, a presença de amigos reduz a hipertensão, a sensação de solidão e a depressão, além de estimular a memória.

Esses benefícios não são apenas teóricos. A pesquisa indica que conversar com um amigo pode aliviar angústias e estresses, trazendo conforto em momentos difíceis. É um alívio para a mente e um impulso para a saúde.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard aponta que pessoas que vivem isoladas têm um sistema imunológico mais frágil e estão mais propensas a problemas de saúde. A pesquisa destaca que manter uma vida social ativa é tão importante para a saúde quanto ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente e que aqueles com menos amigos apresentam quase o dobro de risco de doenças cardíacas constante com germes.
 

Benefícios comprovados da amizade





Nosso cérebro adora fazer amigos. Conviver com essas pessoas pode trazer muitos benefícios para várias áreas da nossa vida, como:

Longevidade: Estudos mostram que a amizade aumenta as chances de viver mais e melhor. Quando estamos sozinhos, as chances de abusar de álcool, drogas e ter uma má alimentação são maiores.

Redução do risco de doenças: Manter uma amizade ativa fortalece nosso sistema imunológico. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas sem uma vida social ativa tendem a se sentir indefesas, ter noites de sono ruins e sofrer com ansiedade e estresse. Quem tem forte apoio dos amigos tem menos chances de enfrentar problemas como depressão, hipertensão e até ajuda a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) sob controle.

Amadurecimento: Amigos compartilham experiências e aprendizados. A convivência e troca de relações permitem desenvolver sentimentos positivos, essenciais para o amadurecimento.

Fortalecimento do cérebro: Uma amizade verdadeira ajuda a fortalecer o cérebro, prevenindo doenças como o Alzheimer ao combater sinais de envelhecimento.





Além desses benefícios, estar perto dos amigos estimula a liberação de neurotransmissores que proporcionam prazer e bem-estar. A dopamina gera felicidade, bem-estar e motivação. Já a oxitocina, conhecida como “hormônio do amor”, é liberada quando estamos com pessoas de quem gostamos, fortalecendo vínculos e laços sociais.

O fato é que ter um amigo só traz benefícios, seja para a saúde física ou mental. Tenha amigos e garanta uma vida mais saudável e feliz.
 


Revisão técnica: Núcleo de Atenção Primária à Saúde Unimed Amparo