Governança Corporativa

Governança Corporativa

A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle, conforme definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

A Unimed Anápolis considera a Governança Corporativa como o conjunto de mecanismos de transparência, gestão, acompanhamento e controles, internos ou externos, que permite aos cooperados, conselheiros e executivos definir e assegurar a execução dos objetivos da Cooperativa, garantindo sua continuidade e os princípios cooperativistas.

Os órgãos de Governança Corporativa na Unimed Anápolis são:

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Assembleia
Geral

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Conselho de Administração

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Conselho Fiscal

Comitê de Auditoria Interna

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Comitê de Admissão e Educação

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Comitê de Ética e Desligamento

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Comitê de Riscos e Compliance

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Diretoria Médica

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Superintendência Geral

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Secretaria de Governança

Os órgãos acima garantem a conformidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para isso, dentre as suas funções estão:
 

  • Monitorar e prevenir conflitos de interesses;
  • Assegurar a disponibilidade e a integridade das informações;
  • Divulgar resultados;
  • Garantir os interesses e a perenidade da Cooperativa;
  • Assegurar o cumprimento das leis e regulamentações.
  • Garantir a segurança jurídica e contratual;
  • Ter transparência com a rede prestadora;
  • Estabelecer normas.

Programa de Compliance

A Unimed Anápolis reconhece a importância da conformidade nos processos e a integridade das pessoas que atuam em nossa Cooperativa, por isso, de forma preventiva investe na implantação e sistematização do Programa de Compliance.

O nosso Código de Conduta e Ética

A atuação da Unimed Anápolis é baseada em valores éticos e na conformidade com as leis e regulamentações do setor de Saúde Suplementar. Buscamos ter condutas cada vez mais éticas e alinhadas com as diretrizes do nosso Código de Conduta e Ética.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre o nosso Código de Conduta e Ética.

O nosso Programa de Compliance foi criado para garantir que as relações e negociações da Cooperativa sigam  valores éticos, prevenindo eventuais desvios, detectando riscos e tratando ambos tempestivamente. Ele é formado por 9 pilares:

Benefícios do Programa de Compliance

  • Conformidade com leis, regulamentos e normas internas (segurança jurídica);

  • Proteção para Cooperativa, Cooperados e Colaboradores;

  • Percepção do valor e da cultura ética da Cooperativa;

  • Proteção à marca, imagem e reputação;

  • Boas práticas de Governança Corporativa;

  • Prevenção à fraude, corrupção e outros atos ilícitos;

  • Prevenção e detecção dos riscos .

Transparência

Políticas Institucionais
       
A Unimed Anápolis possui diretrizes específicas baseadas nos nossos valores, que comunicam os objetivos da organização, orientam os colaboradores sobre as diretrizes definidas pela alta administração e padronizam conceitos e formas de condutas.
 

Buscando dar transparência à sociedade, a Unimed Anápolis divulga aqui as suas políticas internas.

 

 
 

 
Contratos Públicos
       

A Unimed Anápolis celebra alguns contratos com a administração pública para prestação de serviços relacionados à assistência à saúde. Todos os processos são conduzidos com lisura, transparência e em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, o Decreto 8.420/2015, o Código de Conduta e Ética da Unimed Anápolis, as Políticas Institucionais e o nosso Programa de Compliance, assim como as demais legislações aplicáveis a cada processo.
Acesse a lista dos contratos celebrados entre entes públicos e a Unimed Anápolis.

Contratos Públicos clique aqui

 
Canal de Denúncias
       

A Unimed Anápolis preza pela integridade, transparência e responsabilidade nas relações. Por isso, a informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de seus líderes, colaboradores e fornecedores são sempre valorizados.

Qualquer ato que não estiver de acordo com as leis e com as normas internas da Unimed Anápolis deve ser reportado. Além disso, qualquer informação ou situação que possa prejudicar a Unimed Anápolis, seus diretores, colaboradores ou beneficiários, merece atenção e podem ser relatada no Canal de Denúncias da Unimed Anápolis.
 

Due Diligence de Integridade
       

A due diligence de integridade busca conhecer os nossos fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios, principalmente no que tange a sua relação com a administração pública, com o objetivo de resguardar a Unimed Anápolis de atos de corrupção praticados por seus terceiros, em conformidade com a lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), decreto nº 8420/2015 e as regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

 

 

Gestão de Riscos e Controles Internos
       
A Unimed Anápolis monitora os seus riscos e implementa controles internos, com a finalidade de evitar que eles impactem seus processos e resultados. Em nossa estrutura há áreas responsáveis pelo monitoramento dos indicadores de riscos, conforme metodologia de Gestão dos Riscos, que ajuda a avaliar os impactos e probabilidades, implantando ações mitigadoras que reduzem consequências indesejadas.
Comprometimento da Alta Administração
       
O Conselho de Administração se compromete com o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua desse Programa de Compliance da Unimed Anápolis.